sábado, 7 de dezembro de 2019

PESQUISA: Bolsonaro e Paulo Câmara em baixa com os Garanhuenses


A recente pesquisa realizada e divulgada pelo Instituto Plural aqui em Garanhuns revela que o trabalho desenvolvido pelo Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e pelo Governador Paulo Câmara (PSB) não vêm agradando aos Garanhuenses.

Dentre os 400 entrevistados no Estudo, 69% não estão satisfeitos com o Governo Bolsonaro (45% Péssimo; 16% Ruim e 8% Regular para Ruim), enquanto apenas 21% aprovam o modelo de Gestão apresentado pelo Presidente até o momento (1% Ótimo; 11% Bom e 9% Regular para bom). Outros 1% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Já o Governador Paulo Câmara (PSB) é reprovado por 51% dos Garanhuenses de acordo com os números divulgados pela Plural Pesquisas. Desses 25% consideram a Gestão do Socialista Péssima; 14% como Ruim e 12% avaliam como Regular para Ruim. 35% dos entrevistados avaliam positivamente o trabalho de Câmara no Estado (1% Ótimo; 21% Bom; 13% Regular para Bom), enquanto que 7% consideram o Governo Estadual como ‘Regular’ e outros 8% não sabiam responder ou não opinaram.

REFLEXO NAS ELEIÇÕES DE 2020? – Caso os números da Plural Pesquisas reflitam fielmente o sentimento dos Garanhuenses, os candidatos a Prefeitura de Garanhuns ligados a Bolsonaro e a Paulo poderão vir a ter dificuldades nas eleições do próximo ano quando tiverem seus nomes vinculados aos líderes na Nação e do Estado, respectivamente.

No lado de Bolsonaro, surgem como possíveis nomes na disputa municipal, o Coronel Campos, que até pouco tempo gerenciava, na esfera regional, o INCRA, mas que se desligou após o rompimento do Presidente da República com Luciano Bivar (PSL), e o produtor Edu Cabral, que coordenou a campanha do PSL em Garanhuns e em diversas Cidades de Pernambuco nas eleições do ano passado.

Já Paulo Câmara tem no deputado Estadual Sivaldo Albino a sua principal liderança e aliado em Garanhuns. Albino exerce a liderança do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE); vota favorável a todas as matérias do Governo e corriqueiramente vem chamando para si a defesa do Governador, se envolvendo, inclusive, em polêmicas, como recentemente junto ao ex-governador Mendonça Filho (relembre clicando AQUI) e o deputado Estadual Marco Aurélio (confira AQUI), que lidera a Bancada de Oposição na ALEPE.

A PESQUISA - O Instituto Plural de Pesquisas e Monitoramento de Mídias aplicou 400 questionários em diferentes localidades de Garanhuns, entre os dias 26 e 29 de novembro, tendo como público-alvo a população eleitora do Município. 

O Estudo, segundo o Instituto, apresenta uma margem de erro de mais ou menos 4,9%, e um grau de confiança de 95%. Ainda segundo a Plural, a “soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar os 100% em virtude de arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) ou múltiplas respostas para a pergunta. Ainda de acordo com a Plural, a coleta de dados foi realizada por uma equipe de entrevistadores com experiência e treinamento específico em pesquisa de opinião e avaliação através de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.