domingo, 27 de agosto de 2017

FUTEBOL PROFISSIONAL: Sete de Setembro volta para Orgulhar Garanhuns


A Série A2 do Campeonato Pernambucano, prevista para começar no próximo dia 10 de setembro, vai ter um charme extra. Times tradicionais do interior, como o Sete de Setembro, de Garanhuns, estão ressurgindo para disputar a competição. Assim, estádios como o Gigante do Agreste (casa do alviverde), que já receberam até partidas da Série B do Campeonato Brasileiro, vão voltar a ver a bola rolar em uma partida oficial três anos depois.

Como o nome indica, o orgulho de Garanhuns foi fundado no dia Sete de Setembro de 1950. Logo se sobressaiu e chegou a ser hexacampeão municipal. Ainda amador venceu o pentacampeão Náutico (que viria a ser hexa estadual) por 3x0 em fevereiro de 1968, em Garanhuns. Disputou pela primeira vez o Pernambucano em 1982 e seguiu até 1994, quando foi rebaixado. No ano seguinte, foi campeão da Segunda Divisão. Por causa de problemas financeiros ficou de fora e retornou à competição algumas vezes nos anos seguintes. O último suspiro na A2 foi em 2014.

Entre as idas e vindas no Estadual, o Gigante do Agreste entrou para a história do futebol brasileiro em 2003, ao receber a partida entre Sport e Palmeiras no dia 22 de novembro daquele ano, pela Série B. Isso porque no último jogo entre as equipes na Ilha do Retiro, em outubro, um dirigente rubro-negro invadiu o gramado, o que gerou a perda do mando de campo. Então, o Leão enfrentou o Porco, pelo quadrangular classificatório à Série A em Garanhuns e perdeu por 2x1.

Lembranças de grandes jogos que a atual direção do Guará do Agreste quer resgatar. Para isso, foi preciso uma engenharia financeira. Ao longo dos anos, o time foi acumulando dívidas trabalhistas que chegaram a quase R$ 600 mil. Por conta disso, o Gigante do Agreste chegou a ir a leilão. Para não ficar de fora da Série A2 pelo terceiro ano consecutivo, a direção do clube renegociou as dívidas, pegou empréstimo junto à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), buscou recursos com empresários locais e políticos da Região. Assim, conseguiu saldar parte dos débitos, requalificar o Estádio e montar um time, inclusive com a contratação de um atacante de renome, Araújo. 

"Estamos retornando ao Pernambucano com bastante otimismo, a cidade está em polvorosa, pois o Agreste Meridional vai voltar a ter um representante. E o nosso objetivo é um só: voltar a elite do Estadual, que é onde o Sete de Setembro pela história dele e importância para a região merece estar", afirmou o presidente do clube, Inaldo Vilela.

O RETORNO DO SAMURAI - Dizem que os samurais quanto mais velhos mais se tornam exímios com a espada. Ao menos é nisto que acredita um tal de Clemerson de Araújo Soares, que aos 40 anos foi apresentado, na última quarta-feira, dia 23, com pompa como grande reforço do Sete de Setembro. O nome completo pode não gerar respeito, mas basta falar somente Araújo, ex-seleção brasileira, para até olhos puxados se arregalarem. Sim, o incansável "samurai" está de volta. E ainda mais afiado, garante.

Araújo deu os primeiros chutes nas categorias de base do Central e depois foi para o Porto. De lá o menino tímido e franzino decolou. Ganhou o Brasil. E o mundo. Só no país teve passagens por clubes como Goiás, Náutico, Cruzeiro, Atlético-MG e Fluminense. No exterior, jogou no Catar e Japão, onde ganhou fama, tendo sido eleito o maior artilheiro do mundo em 2005, por ter feito 33 gols em 33 jogos. Foi nos gramados nipônicos que fez sucesso como o "samurai do futebol". Todavia, na última passagem internacional, em 2015, na Bulgária, não brilhou tanto assim e depois de ficar sem clube decidiu retornar onde tudo começou no ano seguinte. No melhor estilo "o bom filho à casa torna", foi anunciado com festa pelo Central. No Pernambucano de 2016, ainda chegou a marcar três gols.

"Tenho comprometimento com o futebol desde os dez anos e agora não é diferente e mais ainda. Porque quero mostrar que tenho condições e sei do meu potencial. Estou pronto para ser o samurai de Garanhuns", garantiu. (Com informações de Leonardo Vasconcelos/Jornal do Commercio. CONFIRA)