segunda-feira, 14 de agosto de 2017

GARANHUNS: Estudantes passam por Avaliações Nutricionais e participam de Sessões Semanais de Cinema

 

A Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns realizou uma ação de avaliação nutricional junto aos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Girlane Lira de Santana. O Centro foi o primeiro a ser visitado pela equipe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que está pesando e aferindo a altura de mais de 250 crianças de 4 a 5 anos. Alunos de outras Unidades Escolares também serão beneficiadas.

A iniciativa tem o intuito de criar diagnósticos dessas avaliações, para que os resultados possam ser analisados e, posteriormente, sejam criados programas de educação nutricional de acordo com cada necessidade das escolas ou Cmei’s. “Estamos começando pelo Ensino Infantil, através das creches e Cmeis. Depois desses diagnósticos analisados, vamos voltar às escolas para a realização de intervenções de educação nutricional”, explica a nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Graziele Édila, a meta é alcançar todos o alunos da Rede Municipal de Ensino, cerca de 19 mil crianças e adolescentes. A equipe também pretende trabalhar com os pais das crianças para que até os hábitos de casa mudem.

“Hoje em dia, observamos muitas crianças com pressão alta, diabetes, hipertensão, entre outros problemas que, anteriormente, apareciam durante a vida adulta. Então, é necessário que tenhamos uma alimentação adequada desde a infância, para que nos tornemos adultos mais saudáveis. Além disso, a falta de nutrientes pode prejudicar na hora do aprendizado. Fazendo esse diagnóstico, vamos poder melhorar a qualidade de saúde e de ensino”, chama a atenção Graziele Édila.


CINEMA PARA OS ESTUDANTES MUNICIPAIS – E atendendo a uma determinação do Prefeito Izaías Régis (PTB), o projeto Escola no Cinema foi ampliado e passará a ser realizado semanalmente.

Nessa terça-feira, dia 15, 200 alunos da Escola Municipal Amélia Maria, localizada na comunidade da Liberdade, serão beneficiados. Eles vão ao Cine Eldorado, com transporte, ingresso e lanche gratuitos. O Escola no Cinema tem por objetivo proporcionar o acesso dos alunos da Rede Municipal de Ensino à magia da sétima arte, sendo desenvolvido pelo Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação. (Com informações e imagens de Daniela Batista/SECOM/PMG)