quinta-feira, 31 de agosto de 2017

PARALISAÇÃO DE PROFESSORES EM GARANHUNS: Nove Escolas aderem totalmente ao Movimento. Maioria dos Educandários pararam Parcialmente, informa Secretaria


Os Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns promoveram no dia de ontem, dia 30, uma paralisação de advertência. A ação integra o processo de Estado de Greve, definido pela categoria em assembleia do Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (SIMPRO), realizada no último dia 24.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação das mais de 60 unidades escolares, 14 funcionaram normalmente, 9 escolas aderiram 100% à paralisação e não tiveram aulas e as demais aderiram de forma parcial.

De acordo com o representante do Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO), em Garanhuns, José Maria da Costa Júnior, a categoria protesta contra “a redução da carga horária dos professores, com a consequente perda salarial”, reivindicando o cumprimento dos 200 dias letivos para o aluno, entre outras reivindicações.

MP INGRESSA COM AÇÃO CIVIL PÚBLICA – E o Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça e Defesa da Cidadania de Garanhuns, ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Municipalidade. A medida tem por base, segundo o MP, a violação por parte do Município de alguns direitos dos Professores, após a mudança na carga horária dos profissionais, que teria acarretado perdas salariais aos Professores, ferindo o princípio da irredutibilidade de vencimentos previsto na Constituição.