quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Municipalização da Gestão do Festival de Inverno repercute em Brasília

 

O deputado Federal Daniel Coelho (PSDB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, na noite de ontem, dia 8, para reacender a discussão quanto a municipalização da Gestão do Festival de Inverno de Garanhuns.

O Parlamentar discursou por cerca de um minuto e ressaltou as potencialidades do evento, que segundo Ele “é uma das maiores festas mais bonitas do Brasil e extremamente importante no Estado de Pernambuco”. Com o plenário lotado, Coelho lamentou o que considerou uma “evidente perseguição da Fundarpe e do Governo de Pernambuco”, ao FIG, já que, segundo o Deputado, as atrações do evento só foram divulgadas “na véspera do evento (...); limitando, inclusive, a ação e o trabalho da Prefeitura daquele Município”, denunciou Daniel.

O Deputado Daniel Coelho ainda fez um apelo em nome do povo de Pernambuco e da população de Garanhuns, para que “o Governo do Estado repasse diretamente a administração do Evento ao Município, mas também contribua, como fazia anteriormente, com aquele evento que é tão importante para o turismo e para o Agreste Pernambucano”, discursou Coelho.

Antes do pronunciamento de Daniel Coelho, a Deputada Estadual Priscila Krause (DEM), que prestigiou várias noites do evento deste ano, também usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) para defender uma maior participação da Prefeitura e do povo de Garanhuns na formatação do Festival de Inverno. "O Festival é e será sucesso pelo simples fato de ser feito numa cidade como Garanhuns, de brilho próprio. Mas cabe ao governo estadual rever o planejamento, sem se esquecer do principal: dialogar com a sociedade garanhuense, sobretudo através da Prefeitura do município", justificou a Deputada, levando ao Plenário da Assembleia, segundo Ela, o apelo de comerciantes e da própria população.


GOVERNADOR PROMETE ABERTURA PARA DIÁLOGO - Durante a sua visita a Garanhuns no último dia 28 de julho, o Governador Paulo Câmara (PSB) comentou a possibilidade de que a gestão do Festival de Inverno de Garanhuns possa vir a ser municipalizada, com a Prefeitura de Garanhuns organizando o evento e contando com o repasse de recursos estaduais. “Estamos abertos para ouvir as demandas da Prefeitura e ver como dar os melhores encaminhamentos. O importante é que a gente tem um Festival consolidado, que promove cultura e é com esse pensamento que a gente vai continuar a trabalhar”, declarou o Governador.


A municipalização da gestão do Festival de Inverno ganhou força após o Prefeito Izaías Régis (PTB) declarar que a solução para não deixar o evento cair de produção, como inclusive vem acontecendo ano a ano, seria seguir os moldes da formatação do São João de Caruaru, em que o Governo do Estado repassa os recursos e o Município formata e realiza o Evento com o apoio Estadual. “O problema todinho é que a gente (Garanhuns) não determina mais nada no Festival de Inverno”, chamou a atenção Régis, que vai, segundo Ele, oficializar o pedido de municipalização do Festival ao Governo do Estado.

Clique em player e confira o pronunciamento do deputado Federal Daniel Coelho na Câmara dos Deputados, em Brasília: