sábado, 1 de fevereiro de 2014

Instalação de iluminação de LED segue em bairros de Garanhuns

A ação de modernização da iluminação pública de Garanhuns continua sendo executada. Desde julho de 2013, o Município vem recebendo a instalação das lâmpadas de LED. O investimento, que favorece na melhoria da estética, segurança e do meio ambiente, já atendeu 17 localidades, entre avenidas e ruas. Mais 45 áreas devem ser beneficiadas ainda em 2014.

Unindo importantes conceitos de consumo, economia e sustentabilidade, as lâmpadas já são bastantes utilizadas na indústria eletrônica, principalmente na produção de relógios digitais e computadores. A iluminação de LED é um dos métodos mais rentáveis, e simples, para combater o aquecimento global. Garanhuns, situada no Agreste Meridional de Pernambuco, foi a primeira cidade do estado e do Norte/Nordeste a implantar esse tipo de tecnologia.

De acordo com o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento, João Guido, sua alta eficiência energética faz com que haja uma grande redução de gastos. “Essa diminuição, em comparação com os sistemas mais convencionais, pode passar dos 50%. Hoje, o LED é uma excelente alternativa na troca das lâmpadas existentes. Num futuro bem próximo, muitas outras cidades devem aderir a ideia”, comenta.

A estrutura das luminárias, com vida útil de 50 mil horas cada uma, varia de acordo com sua forma. As avenidas Rui Barbosa, Caruaru, Santo Antônio e praça Tavares Correia receberam as luminárias decorativas – cada uma com quatro pétalas. Já as outras, mais recentes, recebem as luminárias padrão – formato tradicional da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

REAPROVEITAMENTO – As luminárias que estão sendo retiradas dos postes serão reutilizadas para serem colocadas nos novos loteamentos do Município e em trechos em que haja deficiência no fornecimento de energia elétrica.