terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Garanhuns festeja Aniversário de Dominguinhos e população escolhe local de aposição de sua Estátua

José Domingos de Moraes nasceu em 12 de fevereiro de 1941 e, quando conheceu Luiz Gonzaga, recebeu o apelido "Dominguinhos". A partir deste encontro de sanfonas, aquele artista construiu sólida carreira musical com mais de 210 canções compostas. Ele morreu em julho de 2013 e o corpo foi levado em setembro para a terra natal, Garanhuns, onde, nesta quarta-feira, dia 12, é recordado no Município. Estão programados shows, lançamentos, além da exibição de vídeos.

Às 8h, o músico Mourinha do Forró irá homenagear o sanfoneiro no mausoléu do Cemitério São Miguel, no Bairro da Boa Vista. Ele pretende cantar “Saudade de Dominguinhos”, canção biográfica que também retrata o sentimento dos discípulos. Uma hora depois, em frente à prefeitura, apresentam-se a Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e um grupo de sanfoneiros amigos do artista garanhuense. Neste local ainda será lançada a votação para escolha do local onde ficará a estátua dele, feita pelo artesão José Veríssimo. Ela será inaugurada durante o “Festival Viva Dominguinhos”, cujo lançamento também ocorre nesta quarta.

A partir do meio-dia, no auditório da Rádio Jornal, serão exibidos trechos exclusivos do documentário “Dominguinhos” e da websérie “Dominguinhos +”. O primeiro tem imagens do sanfoneiro contando a própria história e o segundo traz depoimentos de parceiros dele, como Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Djavan, Lenine, João Donato e Gilberto Gil. A última ação será uma missa às 19h30mim, na Catedral de Santo Antônio, com intenções pela passagem do aniversário.

Via internet, na página oficial no Facebook, a prefeitura está ainda lançando cartões com trechos do livro “O Neném de Garanhuns”, do historiador Antônio Vilela, conhecido por retratar temas do Agreste e Sertão do estado, como em “O incrível mundo do cangaço”. A obra que trata da vida de garanhuense está prevista para ser lançada neste ano. O mesmo deve ocorrer com aqueles vídeos, produzidos pela paulistana Big Bonsai.

VOTAÇÃO - Duas urnas da Rede Globo serão levadas para a votação que escolherá o local da estátua de Dominguinhos. A partir desta quarta, uma ficará fixada na frente da prefeitura e a outra será itinerante, obedecendo à seguinte programação: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), neste dia 12; Espaço Colunata, em 13, 14 e 15; Relógio das Flores, no dia 16; e, em 17, 18 e 19, a urna estará no Parque Euclides Dourado. As opções são: Praça Cultural Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara), entrada da cidade (BR-423) e Avenida Rui Barbosa, em frente ao hotel em que o artista se apresentava com os irmãos e onde conheceu Luiz Gonzaga.