quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Estudantes da AESGA estão apreensivos com possível cancelamento do PROGUS

O estudante do Curso de Engenharia Civil da AESGA, Júnior de Mattos, manteve contato com o Blog para relatar uma situação que esta trazendo transtornos para ele e alguns companheiros de Autarquia. É que o Universitário foi contemplado com uma bolsa do Programa PROGUS, instituído pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) em junho do ano passado e, segundo ele, neste ano de 2014, existe a possibilidade de que as bolsas do Programa não sejam oferecidas aos estudantes.

O PROGUS foi instituído por uma Lei Municipal e prevê à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para alunos do Ensino Superior dos cursos oferecidos pela AESGA. As bolsas foram concedidas a estudantes não portadores de diploma de curso superior e correspondiam, por aluno, aos valores de R$ 260 para bolsas integrais e R$ 130 para bolsas parciais. Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, no ano passado, o Programa previa a concessão de 80 a 160 bolsas, distribuídas proporcionalmente dentre as integrais e as parciais.

No entanto, neste ano de 2014, os alunos contemplados pela ação do Governo Municipal vivem com a incerteza se continuarão ou não com o benefício. “Fui contemplado com a bolsa do programa criado por Izaías Régis, o PROGUS, isso tornou o meu sonho de estudar engenharia possível, visto que é um curso caro e com um salário mínimo do comércio é quase impossível pagar. Mas eu e os demais estudantes que foram contemplados com tal programa, estamos sendo prejudicados, já que o mesmo (o Prefeito) não assinou renovando a bolsa, dificultando a permanência no curso”, registrou o Universitário Júnior de Mattos, em tom de apelo.

O Blog manteve contato com a Prefeitura de Garanhuns na última terça-feira, dia 18, solicitando informações a cerca do assunto abordado pelo Universitário. Todavia, até o presente momento, o Governo Municipal não se posicionou sobre o assunto. “Eu já estou desesperado!. No fim do mês vence o prazo de pagar com desconto e ainda não tivemos o carnê emitido por conta desse impasse, caso eu tenha que pagar integral não caberá no orçamento por uns três meses”, chamou a atenção Júnior de Mattos.

A expectativa dos estudantes contemplados pelo PROGUS é que o Convênio entre a Prefeitura e a AESGA seja regularizado para que possam dar continuidade aos seus estudos com maior tranquilidade. 

NOTA DO BLOG - Logo após esta postagem, por volta das 20h, recebemos um comunicado da AESGA informando que o PROGUS esta mantido e que os alunos devem comparecer ao Departamento de Cobrança da Instituição para retirarem seus carnês. Confira o Comunicado da AESGA: http://www.blogdocarloseugenio.blogspot.com.br/2014/02/progus-e-renovado-e-aesga-convoca.html