quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Moradora de Condomínios na Cohab 2 relata situação de Abandono

A senhora Melka Rafaela Castro manteve contato com o Blog para denunciar uma difícil situação vivida pela sua e várias famílias que residem nos Condomínios Residenciais Manoel Camelo I e II e Castainho, todos localizados no bairro Francisco Figueira, a popular Cohab 2, viabilizados pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com a Moradora, diversos benefícios foram ‘prometidos’, todavia, o sentimento atual é de abandono. “Desde o dia que entregaram as chaves das casas da Caixa na Cohab 2, falaram que haveria mudanças. Teríamos segurança, arborização, escolas, postos de saúde e dentre outros serviços comunitários. Estamos abandonados e esta acontecendo assaltos, e até pessoas armadas para resolver problemas pessoais. Não temos mais vigias e roubaram nossas bombas (d´água). Estamos sem iluminação”, denunciou a senhora Melka Rafaela Castro, que inclusive enviou imagens da escuridão que toma conta dos belos condomínios.

A Prefeitura de Garanhuns divulgou, recentemente, no Blog do jornalista Ronaldo César, uma nota de esclarecimento quanto aos problemas vivenciados naqueles Condomínios Residências. “A Secretaria de Assistência Social licitou, recentemente, uma empresa que vai trabalhar com as questões técnicas e sociais dos três empreendimentos (Manoel Camelo I e II e Castainho). Cada condomínio terá uma equipe composta por três pessoas, sendo 1 coordenador, 1 técnico social e 1 agente de campo. Essas pessoas já foram contratadas, estão no processo final de treinamento e ainda esta semana devem estar junto da comunidade, com o objetivo de minimizar os mais variadores problemas de convivência das localidades e prepará-los para viver em regime de condomínio, bem como passar orientações sanitárias e ambientais. Esse é um trabalho temporário que deve durar cerca de 9 meses”, pontua trecho da Nota.

Quanto a falta de um Posto de Saúde, a Secretaria de Saúde informa que “instalou um ponto de apoio para realizar atendimentos. O local é provisório, visto que o Governo Municipal tem a intenção de construir, uma Unidade Básica de Saúde nas proximidades dos conjuntos Manoel Camelo I e II”.

Já em relação a Escola, o Governo Izaías Régis registra que “o terreno em que o prédio será erguido já recebeu o serviço de terraplanagem. Até que a escola esteja construída, a Secretaria de Educação contratou dois ônibus e uma van para fazer o transporte dos alunos”, esclarece.

Já com relação aos problemas com a iluminação interna dos condomínios, bem como a falta d´água, que não foi relatada pela senhora Melka Rafaela Castro, o Governo Municipal se exime do assunto e atribui a responsabilidade a Celpe e a Compesa, que são responsáveis pelos serviços, respectivamente. “É importante ressaltar que problemas referentes à ligação de energia e abastecimento de água não são de competência da Prefeitura. E devem ser administrados por meio dos síndicos que são eleitos em assembleia pelos condôminos”, finaliza a Nota publicada pela Prefeitura Municipal de Garanhuns no Blog do jornalista Ronaldo César.  (As imagens enviadas pela Cidadã relatam a escuridão no Local)