terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeitura instala lâmpadas em LED na Avenida José Leitão, mas Populares questionam tamanho das Luminárias

A Prefeitura de Garanhuns iniciou nesta terça-feira, dia 18, a instalação da iluminação de LED na avenida José Leitão, localizada no bairro Boa Vista. A Ação faz parte do cronograma de modernização das vias públicas de Garanhuns, iniciada desde julho de 2013. De acordo com o Governo Municipal, mais de 40 vias devem ser contempladas ainda este ano com o benefício.

Já a partir de amanhã, dia 19, a rua Ebenezer Furtado Gueiros, no bairro Severiano Moraes Filho, mais precisamente nas imediações do Estádio Gigante do Agreste, deve começar a receber as luminárias. Segundo informações repassadas pela Prefeitura, o Município de Garanhuns foi o primeiro do Estado e do Norte/Nordeste a implantar esse tipo de tecnologia, que é considerada um dos métodos mais rentáveis e simples para combater o aquecimento global.

Todavia um fato chamou a atenção dos que transitaram pela Avenida José Leitão na noite desta terça-feira. É que as luminárias usadas nos serviços são diferentes daquelas implantadas nas Avenidas centrais da Cidade. Enquanto o equipamento instalado na Praça de São Sebastião – nos postes de iluminação pública – possui sete filamentos de lâmpadas e uma estrutura maior, as luminárias que foram implantadas na Avenida que dá acesso ao Cemitério São Miguel são dotadas de apenas quatro filamentos e são visivelmente menores que as demais, ocasionando áreas mal iluminadas entre os postes.

“Ficou muito bom e bonito. O Prefeito esta de parabéns. Resta saber se esse tipo de luminária, que é menor, estava previsto na licitação ou se foi uma falha na instalação por parte da Empresa. Até porque acredito que essa luminária colocada nesta Avenida - José Leitão - deve ter um custo menor que as outras, tanto pelo tamanho quanto pela quantidade de lâmpadas”, comentava um Cidadão que apreciava o serviço na noite desta terça-feira enquanto saboreava um sanduíche numa lanchonete instalada no inicio da avenida José Leitão. “Será que teremos um tipo de luminária no Centro e outro nos bairros periféricos?. Se for assim, acredito que isso é uma discriminação já que a violência é maior na periferia”, pontuou outro Popular.  

O Blog esta a disposição da Prefeitura para esclarecer a diferença entre as luminárias instaladas nas áreas centrais e na periferia da Cidade, bem como se as suas características estão corretas.