segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

GARANHUNS: Membros do PT garantem estar sendo Preteridos na Composição do Novo Governo. Pedro Veloso reafirma relação “Amistosa e de Respeito” com Sivaldo

A aliança entre PSB e PT, que resultou na vitória de Sivaldo Albino e Pedro Veloso nas eleições majoritárias aqui em Garanhuns, dá os primeiros sinais de desgaste. É que justamente na hora da composição do novo Governo, membros da legenda petista, em nível local, vem declarando estarem sendo preteridos, enquanto que o deputado Estadual Doriel Barros (PT), presidente estadual do PT é prestigiado pelo Prefeito Diplomado Sivaldo Albino (PSB).

Uma nota assinada pelo Vice-prefeito Diplomado Pedro Veloso (PT), e dirigida, internamente, aos membros do Partido em nível local, foi enviada ao Blog do Carlos Eugênio por Pedro Passos, que foi candidato a vereador pelo PT nas eleições passadas. No texto, Pedro Veloso informa aos petistas de Garanhuns que após a vitória nas urnas, o Deputado Doriel Barros vem cobrando de Sivaldo Albino espaço na composição do novo Governo. 


“Uma vez vitoriosos numa campanha desacreditada em que efetivamente tivemos participação com as nossas bandeiras na vitória por apertados 1600 votos (foram 1.854), qual foi a minha surpresa quando o deputado Doriel Barros vem cobrar do prefeito eleito espaço na composição de governo, alijando do processo o Diretório Municipal, espero que não mancomunado em obsceno conluio com o prefeito eleito Sivaldo Albino, a quem efetivamente se espera seja o honesto cumpridor dos acordos firmados”, registrou Pedro Veloso no texto distribuído aos membros do PT/Garanhuns e vazado para a Imprensa.


Em contato com o Blog, Pedro Passos, que obteve 155 dos 3.273 votos conquistados pelos Candidatos a Vereador do PT, ainda registrou que “Sivaldo foge do diálogo com o PT pra não cumprir com acordos firmados na construção da aliança!”, e alertou: “com essa atitude pode empurrar o PT para oposição!”. Indagado pelo Blog se Sivaldo já havia afirmado ou sinalizado que atenderia o Deputado e não cumpriria os acordos com o PT local, Passos registrou: “sim, tem evitado conversar. Já marcou duas vezes com Pedro Veloso mas não aparece, e insiste em atender o deputado Doriel, com isso esquece os compromissos assumidos aqui!”, registrou Pedro Passos. Antes de Passos, o também petista Geraldo Lucena, que teve 302 votos nas últimas eleições, também já havia sinalizado, em lives, estar sendo preterido na composição do Governo Sivaldo Albino.

O Blog entrou em contato com o Vice-prefeito Diplomado Pedro Veloso para checar se a Nota teria sido, realmente, assinada por Ele. Veloso confirmou que sim, todavia, garantiu que “a nota foi dirigida às instâncias internas por situação particular que estamos vivendo com o Diretório Estadual do PT”, e complementou, garantindo que “não temos motivo pra crer, até o momento, que exista problema algum na construção da nossa aliança com o PSB e com o prefeito eleito Sivaldo Albino, com quem mantenho uma relação amistosa e de respeito”, pontou Pedro Veloso. 

O Blog do Carlos Eugênio também manteve contato com o Prefeito Diplomado Sivaldo Albino (PSB), mas ele preferiu não se posicionar sobre o assunto, todavia garantiu que as informações de Pedro Passos não procedem e que vem dialogando com o PT, tanto na esfera estadual, quanto na local, através da presidente Lucimar Oliveira e do Vice-prefeito Diplomado Pedro Veloso.  

Clique AQUI para conferir a Nota assinada pelo Vice-prefeito Diplomado Pedro Veloso (PT) na Integra.

 

Amigos e amigas, companheiras e companheiros.

 

Assistindo um vídeo do Presidente Lula que falava dos "amigos" que abandonaram o Partido dos Trabalhadores quando fomos atacados, caluniados e presos, modestamente, fiquei orgulhoso. Muito embora tenha sido sempre um militante das esquerdas e eleitor do PT, apenas me filiei, pelo Diretório Nacional, após as eleições de 2018 quando o fascismo tomou o país e percebi que precisava me posicionar mais claramente. Parecia o pior momento do PT. Perdida a eleição, o Presidente Lula preso e eu ratificando as posições do Partido.

 

E não estava só, muitos de nós também nos filiamos naquele momento e nos unimos com o objetivo de, praticamente, reconstruir o partido em Garanhuns. Construímos uma chapa, disputamos o PED e ganhamos com mais de 70% dos votos, tendo Lucimar Oliveira como nossa presidenta. Esse novo diretório municipal também construiu uma chapa majoritária e proporcional para as eleições de 2020. Dezoito candidatos e candidatas a vereadores e vereadoras de todos os bairros da nossa cidade e todos os extratos sociais, legítimos representantes do nosso povo e dos nossos ideais e a construção de uma chapa majoritária que orgulhosamente fiz parte, coisa que nunca na nossa história partidária havia acontecido.

 

Nos envolvemos numa pré-campanha pobre que em um momento de pandemia nos tirou mobilidade, visibilidade. Entretanto os interesses, hoje sabemos, particulares do presidente do partido, Doriel Barros e seus próximos, que nunca contribuíram para nosso Campanha, não reconheceu nossa candidatura, assim como a comissão examinadora da Nacional, nos entregando ao PSB para aliança sem qualquer contrapartida. Ficamos na situação de, para não prejudicar a chapa proporcional nem as expectativas dos que em nós acreditavam como alternativa de Governo,  negociarmos uma posição com o PSB que nos trouxesse algum crescimento político ou judicializaríamos o processo e impediríamos a Coligação. Negociamos o Vice-prefeito da chapa e posições que, vitoriosos, poderíamos contribuir efetivamente para um governo inclusivo, participativo e orientado para os mais necessitados da nossa Cidade.

 

Uma vez vitoriosos numa campanha desacreditada em que efetivamente tivemos participação com as nossas bandeiras na vitória por apertados 1600 votos, qual foi a minha surpresa quando o deputado Doriel Barros vem cobrar do prefeito eleito espaço na composição de governo, alijando do processo o diretório municipal, espero que não mancomunado em obsceno conluio com o prefeito eleito Sivaldo Albino, a quem efetivamente se espera seja o honesto cumpridor dos acordos firmados. Pois, em Garanhuns, o Partido dos Trabalhadores somos nós, que possuímos a credibilidade e legitimidade dada pelo voto popular e estaremos SEMPRE na vigilante resistência ao fascismo, aos saqueadores dos interesses e da moralidade públicas estejam eles na Presidência do Diretório Estadual do PT, em Pernambuco, ou onde quer que estejam.

 

Pedro Veloso

Vice-prefeito eleito de Garanhuns pelo Partido dos Trabalhadores.