sábado, 19 de dezembro de 2020

DIAGNÓSTICO POSITIVO: Tribunal de Contas constata que Governo de Garanhuns tem sido ‘Responsável e Ativo’ na Garantia de Segurança Sanitária nas Escolas Municipais


O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou, nessa quinta-feira, dia 17, o resultado de um levantamento feito pela Coordenadoria de Controle Externo para verificar, junto ao Poder Público, as medidas implementadas para garantir o retorno seguro dos alunos às aulas presenciais, baseadas no protocolo estabelecido pelo Governo do Estado.

O diagnóstico abrangeu Escolas da Rede Estadual e Municipal de Pernambuco. As equipes do Tribunal de Contas entrevistaram Gestores e fizeram visitas aos Municípios e órgãos públicos do Estado para avaliar vários aspectos, sejam pedagógicos ou de logística, como por exemplo: a estrutura física das escolas; as melhorias feitas; a aquisição de materiais e equipamentos para higienização, e de proteção individual; a preocupação com o distanciamento mínimo entre os alunos; funcionamento da cozinha, banheiros e higienização, entre outros. E as Escolas Municipais de Garanhuns foram destaque no levantamento daquele Órgão de Fiscalização.

RESULTADOS EM GARANHUNS – Em relação a Garanhuns, foram verificadas por iniciativa do TCE-PE, as Escolas Municipais Jaime Luna e General Sampaio, localizadas no espaço urbano, bem como os educandários José Ferreira Sobrinho e Julião Capitó Filho, instaladas nos distritos de São Pedro e Iratama, respectivamente, e a avaliação do Tribunal de Contas foi muito positiva.



Os técnicos do TCE-PE constataram que nas Escolas Municipais visitadas em Garanhuns foram realizadas melhorias voltadas a higienização dos alunos, bem como constataram a existência de materiais e equipamentos para higienização, e de proteção individual. Além disso, apesar de estarem sem aulas presenciais, as Unidades apresentavam cozinhas, banheiros e demais espaços higienizados. 


O relatório do Tribunal de Contas ainda registrou que a Secretaria de Educação tem se reunido continuamente com a Pasta da Saúde, a fim de adequar todos os procedimentos das escolas às medidas preventivas e aprovar o protocolo com as regras para retorno às aulas presenciais, documento que cujas diretrizes e protocolos já está em vias de aprovação.


Segundo o TCE-PE, apesar de a Prefeitura de Garanhuns ainda não se encontrar plenamente preparada para o retorno às aulas presenciais, inclusive com estoques de EPIs suficientes para atendimento de todos os alunos, “a Gestão tem sido responsável e ativa na busca de soluções para o cumprimento das regras de segurança, quando do retorno às aulas presenciais no próximo ano”, concluiu o Órgão de Fiscalização. Para acessar o Relatório de Levantamento clique AQUI.  (Com informações e imagens do TCE-PE)