quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Patrimônio Vivo de Pernambuco, Gonzaga de Garanhuns inaugura Espaço Cultural

O mestre de reisado Luiz Gonzaga de Lima, Patrimônio Vivo de Pernambuco, inaugurou o Centro Cultural Gonzaga de Garanhuns. O espaço, em funcionamento desde outubro, tem como objetivo preservar a memória do trabalho do artista, responsável por centenas de cordéis, e valorizar a cultura popular através das exposições, do ensino da folia de reis, entre outras ações. 

 

Apesar da dificuldade financeira e a pandemia do COVID-19, o mestre e seu Filho Clodoaldo Lima, montaram o espaço para contar a história do artista, um dos principais cordelistas do Agreste Pernambucano. No Espaço Cultural, o visitante pode apreciar as obras em cordel escritas por ele, que totalizam cerca de 350 exemplares. Também em exibição no local estão as roupas características da folia de Reis, além de uma biblioteca com livros escritos pelo Gonzaga e sobre a cultura. 


Além disso, o local há uma pequena bodega onde Seu Gonzaga, como também é conhecido, oferece aos turistas algumas doses fabricadas artesanalmente. Lá também estão expostas algumas miniaturas que contam a história dos ônibus em Pernambuco e todas as peças são feitas à mão por Clodoaldo. O Espaço Cultural Gonzaga de Garanhuns fica na Rua da Liberdade, nº 1474, Heliópolis, Garanhuns, e a visitação deve ser feita com agendamento prévio através do telefone (87) 98175-1902.

HISTÓRIA - Luiz Gonzaga de Lima tem 77 anos de idade, dos quais 60 são dedicados à cultura popular. Ele está à frente das celebrações de reisado desde 1955 e fundou oito grupos. Em 2018 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco pela Secretaria Estadual de Cultura juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Gonzaga de Garanhuns também escritor do livro Garanhuns em Versos - um pouco de sua história, além dos cordéis, escrevendo inclusive em espanhol e holandês. (Com informações do JC Online e imagens de Caio Pessoa/Divulgação. CONFIRA)