segunda-feira, 10 de julho de 2017

JORNAL DO COMMERCIO: FIG tem propostas Menos Popularescas e Mais Arrojadas


Essa é destaque no Jornal do Commercio, edição de 8/7/2017:

“Apesar da quase totalidade dos artistas terem sido selecionados através da convocatória lançada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, os produtores da 21ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns acabaram por harmonizar uma programação que, este ano, serve como vitrine de boa parte do que há de mais propositivo na música popular contemporânea brasileira.

De novatos a veteranos, quase todos os shows do Festival (que, naturalmente, contempla várias linguagens além da música) trazem propostas menos popularescas e mais arrojadas. Na abertura do Festival, quinta, dia 20, o Teatro Luiz Souto Dourado tem a cantora pernambucana Isadora Melo com a participação especial dos músicos Maurício Tizumba (MG), Lui Coimbra (RJ) e Mona Gadelha (CE).

Na sexta, 21, no primeiro dia do palco Mestre Dominguinhos, acontece um Tributo a Belchior, grande homenageado do FIG 2017. Um concerto de grande elenco: Ednardo (CE), Vanusa (SP), Lira (PE), Cida Moreira (SP), Tulipa Ruiz (SP), Isaar (PE), Fernando Catatau (CE), Juvenil Silva (PE), Renata Arruda (PB), Gabi da Pele Preta (PE).

No sábado, o palco principal recebe Baby do Brasil. Alice Caymmi também se apresenta nesta noite. Ao longo da semana, o palco recebe nomes como Tom Zé (BA), Baiana System (BA), Fafá de Belém (SP), MPB4 (RJ), Chico César (PB), Marienne de Castro (BA), Mart"nália (RJ), Fernanda Abreu (RJ), Lucas Santana (BA), Banda Eddie (PE), Mundo Livre (PE), Spok Frevo Orquestra (PE), Lia Shopia e Pinduca (PA) e Lucy Alves (PB).

No Palco Pop, shows mais experimentais trarão nomes como Barro (PE), Curumim (SP), Zé da Flauta e Banda Psicoativo (PE), Ava Rocha (RJ) e Não Recomendados (SO), Devotos (PE) e Simone Mazzer (RJ). Na última sexta, tem a nova MPB de Marsa (PE), Tibério Azul (PE) e Mariana Aydar (SP). No sábado, o Pop fecha com show de Marina Lima (RJ).

A partir das 22h, o Palco Pop vira forró. Passam por lá os músicos Assisão (PE), Agostinho do Acordeom, Terezinha do Acordeon, Forró Pesado de Garanhuns, Flávio Leandro, Azulinho, Banda Coruja e Seus Tangarás, entre outras. No Som da Rural, outro espaço alternativo, passarão nomes como Ylanna Queiroga, Edmilson do Pífano, a banda paulista Francisco, El Hombre, entre outras.

No Palco Instrumental, o chorinho contará com militantes como Danda e seu Regional de Ouro (PE) e Betto do Bandolim (PE), com participação do Mestre Chocho. A música mais erudita, com Aglaia Costa (PE), Nikolas Krassik, e mais experimental, com o Noise Viola. O Palco Instrumental encerra com um dos maiores instrumentistas do país: Renato Borghetti (RS).

Na Igreja de Santo Antônio, o projeto Música na Catedral terá atrações como Cida Moreira, Francis Hime e Olivia Hime. Cultura popular, teatro, cinema e literatura, com foco no centenário de Hermilo Borba Filho”. (Saiba mais, acesse: http://jconlinedigital.ne10.uol.com.br/web/)