domingo, 23 de julho de 2017

BEM-ESTAR: Dança é opção para quem quer se Cuidar

 

Atividades indispensáveis nas academias de ginástica de Garanhuns e de todo o País, as modalidades de dança colaboram não só para o processo de emagrecimento, como também trazem uma série de benefícios aos praticantes. Melhoras da postura, coordenação motora e autoestima são apenas alguns dos ganhos apontados por quem faz questão de movimentar o corpo ao som de ritmos diversos.

Entre essas vantagens, há ainda a introdução do aluno em outros exercícios, como na musculação, pois, geralmente quem escolhe dançar está tentando fugir do treino de força em um primeiro momento. "A dança auxilia no emagrecimento e também é ponte para a musculação, porque traz você para dentro da academia. É uma atividade prazerosa, que pode ser feita por ambos os sexos. Quem começa não quer mais parar. Vai ganhando condicionamento físico", comenta um Professor de Dança que ministra aulas em diversas Academias de Garanhuns.

Além do prazer, outro fator que costuma atrair alunos à dança é o alto gasto calórico proposto pelas modalidades. Com durações que oscilam entre 30 e 60 minutos, as aulas prometem consumir, pelo menos, 500 calorias por sessão. "Se não vou, sinto falta. Dançando, eu extravaso, funciona como uma terapia mesmo. É um momento de lazer com as amigas, trabalha a resistência, mexe com a frequência cardíaca e aumenta a auto-estima. Dançar é movimentar o corpo, não deixar ele parado", registra a empresária Luciana Souza, que pratica a atividade três vezes por semana na Duo Academia.


CORPO, SAÚDE E MOVIMENTO – E com a proposta de introduzir a dança na vida dos Garanhuenses, de forma gratuita, o Governo Municipal de Garanhuns implantou neste ano o projeto Corpo, Saúde e Movimento. “São aulas de dança, zumba e ritmos variados, ministradas gratuitamente no Parque Euclides Dourado. A resposta do público mostra que o garanhuense adotou as modalidades de dança como um estilo de vida, tanto no processo de emagrecimento, quanto na manutenção a saúde”, pontua o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que coordena a Ação.

“Com o rigoroso período de chuvas (mais de 60 dias ininterruptos), o Projeto teve uma pausa, mas volta com força total no próximo dia 5 de agosto, agora num espaço coberto, a quadra do Colégio Diocesano”, registra Eugênio. O Corpo, Saúde e Movimento conta com o apoio das Secretarias de Comunicação Social e Saúde, bem como com a parceria da Vip Academia e do Colégio Diocesano de Garanhuns.