segunda-feira, 17 de julho de 2017

Inscrições para o SSA da UPE começam nesta Segunda


As Inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), começam nesta segunda-feira, dia 17, pela internet e vão até 18 de agosto. A taxa custa R$ 95 e as provas serão realizadas em novembro e dezembro. Neste formato de Seleção, cada candidato é avaliado três vezes, ao final de cada uma das séries do ensino médio. São oferecidas 1.730 vagas. Podem se inscrever no SSA, portanto, os estudantes que estiverem cursando o ensino médio.

As provas do SSA 1 e SSA 2, voltadas para os alunos dos 1º e 2º anos, respectivamente, acontecerão dias 3 e 4 de dezembro. No SSA 3, para os concluintes da última etapa da educação básica, os testes acontecerão dias 19 e 20 de novembro.

As vagas do SSA representam a metade de oportunidades de ingresso nas graduações da UPE, que tem unidades acadêmicas no Recife e em Camaragibe, na Região Metropolitana, e em mais oito cidades do interior do Estado (Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina). A outra metade das vagas é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições no Sisu devem ocorrer em janeiro de 2018.

O presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins, lembra que ao se inscrever no SSA o candidato precisa informar CPF e RG próprios. “Não pode usar dados dos pais ou responsáveis. É imprescindível também que o estudante informe um email válido, pois será o canal de comunicação conosco”, ressalta Ernani Martins. Vale destacar que o estudante só escolhe o curso que vai concorrer no último ano do SSA. Outro lembrete é que o vestibulando não pode modificar a opção de língua estrangeira durante o processo seletivo. “Se no SSA 1 ele optar por inglês, terá que continuar com esse idioma no SSA 2 e SSA 3”, esclarece Ernani.

OUTRA ALTERNATIVA É ESPANHOL - Quem não tem condições de quitar a taxa de inscrição pode solicitar, de hoje até sexta-feira, dia 21, isenção do pagamento. Só pode pleitear o benefício o jovem que possuir o Número de Identificação Social (NIS), do Governo Federal. (Com informações e arte do JC Online. CONFIRA)