terça-feira, 18 de julho de 2017

CHUVAS: Governo de Garanhuns decreta Situação de Emergência

 

Levando em consideração as altas precipitações pluviométricas que caíram na cidade durante os meses de junho e julho, o Governo Municipal de Garanhuns decretou nesta terça-feira, dia 18, situação de emergência na área urbana e em parte da área rural do Município.

O Decreto nº 039/2017, assinado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), entra em vigor a partir da data de sua publicação e tem validade de 180 dias, autorizando a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem de acordo com as recomendações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

Entre as consequências dos altos índices registrados, estão a destruição de pavimentos, estradas, pontes, açudes, barragens e aparecimento de erosões em áreas de risco, e que ainda não puderam ser recuperados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na zona rural, e pela Secretaria de Obras no espaço urbano. Além do desabamento de várias casas na cidade, dentre elas um edifício no bairro Aloísio Pinto, e o comprometimento na estrutura de outras, o que ocasionou na interdição e retiradas das pessoas que residiam nestes locais.

Ainda em virtude dos eventos meteorológicos, professores e alunos encontraram dificuldades de acesso às escolas da área rural, e acabaram tendo seu calendário letivo prejudicado. A continuidade das chuvas é um dos principais fatores para que haja a permanência do caráter emergencial nas áreas atingidas. (Com informações de Aquiles Soares/SECOM/PMG)