segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

GARANHUNS: Sindicato sai em Defesa de Professora processada por Izaías


O Sindicato de Professores de Pernambuco (SIMPRO-PE) saiu em defesa da Presidente do Conselho Municipal do Fundeb, aqui em Garanhuns, Ana Paula Oliveira.

É que após protocolar, no último mês de dezembro, denúncias no Ministério Público Federal e na Câmara de Vereadores e conceder entrevista na Rádio Marano FM, quanto a supostas irregularidades na movimentação de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), aqui no Município, o Prefeito Izaías Régis (PTB) resolveu ingressar na Justiça contra a Profissional. Segundo Izaías, a Professora teria o acusado de ter desviado cerca de R$ 1,5 milhão do Fundo da Educação. O Processo, que tramita na Primeira Vara Criminal de Garanhuns, segundo Régis, é para que Ana Paula prove as denúncias feitas contra a Prefeitura e contra o Gestor (saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI).


“O Sindicato de Professores de Pernambuco, vem em público manifestar sua total indignação diante das atitudes autoritárias e de perseguição a professora Ana Paula que é presidente do Conselho do FUNDEB do município de Garanhuns e filiada ao nosso Sindicato. Ao longo de seu mandato, o Prefeito Izaías Régis vem tratando a educação com descaso, bem como desrespeitando e perseguindo professores (a) desta Municipalidade”, registrou o SIMPRO em Nota distribuída a Imprensa. A professora Ana Paula ainda não se pronunciou sobre o assunto. Para conferir a Nota do SIMPRO na Integra clique AQUI.

“O que não podemos admitir é que pessoas usem essas estruturas (dos Conselhos Municipais) de forma política, para denegrir pessoas e a nossa Gestão. Este não é o papel dos Conselhos, mas cada vez mais alguns integrantes se utilizam do espaço, para desvirtuar sua função. Portanto, como cidadão, tenho o direito de interpelar a profissional que hoje preside o Conselho Municipal de Educação, para que ela possa se explicar, se as informações que ela formalizou denúncia e “espetacularizou” diante da mídia, são acusações diretas à minha pessoa. Não há nenhum ato de perseguição, há um pedido de explicação, que pode ser feito por qualquer pessoa que sinta-se caluniada. Estou no meu direito, sem precisar retirar o dela”, pontuou Izaías, também em Nota distribuída a Imprensa. Para conferir a Nota do Prefeito Izaías Régis na Integra clique AQUI.





NOTA DO SIMPRO-PE

“O Sindicato de Professores de Pernambuco, vem em público manifestar sua total indignação diante das atitudes autoritárias e de perseguição a professora Ana Paula que é presidente do Conselho do FUNDEB do município de Garanhuns e filiada ao nosso sindicato. Ao longo de seu mandato, o prefeito Izaías Régis vem tratando a educação com descaso, bem como desrespeitando e perseguindo professores (a) desta municipalidade.  

Como todos sabem esta administração vem sendo questionada em diversos órgãos públicos de fiscalização e controle como o Ministério Público de Pernambuco e o Tribunal de Contas do Estado justamente pelo mau uso de recursos públicos.

A mais nova denúncia tem a ver com os recursos que vem para o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – que é um mecanismo de redistribuição de recursos voltados para a educação básica, essencialmente para salário, valorização e carreira dos professores e professoras (verba federal), bem como nas melhorias estruturais das escolas. O objetivo central é fortalecer a educação oportunizando um futuro digno as crianças e adolescentes. 

Segundo consta, cerca de 4 milhões de reais do Fundeb que estavam bloqueados pela justiça,  foram desbloqueados e creditados na conta do Fundo e que no mesmo dia foram transferidos para uma conta do município, o que é terminantemente proibido pela Lei n°11.738/98. Ao constatarem a ilegalidade, parte do recurso voltou para o fundo, mas o restante, cerca de 1,5 milhões, não foi depositado na mesma.

O Conselho então solicitou explicações sobre este valor ausente e não foi atendido pelo prefeito. Cumprindo o dever de fiscalizar e não tendo resposta alguma desta municipalidade, o conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, seguindo todos os procedimentos legais, realizou sua reunião regular onde em votação resolveram promover a denúncia ao Ministério Público Federal e a Câmara de Vereadores. É preciso que fique claro, que os recursos destinados ao FUNDEB obrigatoriamente tem de ser usados na educação caracterizando improbidade administrativa qualquer movimentação diferente da exigida por lei.

O prefeito Izaías Régis visando retaliar e intimidar a presidente do conselho, Ana Paula, vem perseguindo, inclusive processando ela judicialmente sem fundamentação. 

O SINPRO PERNAMBUCO manifesta apoio e solidariedade a Ana Paula, professora e filiada desta entidade nos colocando a disposição para a luta, bem como oportunizando toda nossa estrutura física e advogados em sua defesa. Não nos furtaremos de denunciar e apoiar quem denuncie todas as irregularidades que ocorrerem, principalmente na educação”.


NOTA DO PREFEITO IZAÍAS RÉGIS

"Em resposta à sociedade de Garanhuns, venho por meio desta nota, expressar o meu respeito ao trabalho dos Conselhos Municipais, concretizado na estrutura que fortalecemos, por meio da Casa dos Conselhos, que reúne todos dando estrutura para que possam executar sua função, que consideramos bastante relevante. O que não podemos admitir é que pessoas usem essas estruturas de forma política, para denegrir pessoas e a nossa gestão. Este não é o papel dos Conselhos, mas cada vez mais alguns integrantes se utilizam do espaço, para desvirtuar sua função.

Portanto, como cidadão, tenho o direito de interpelar a profissional que hoje preside o Conselho Municipal de Educação, para que ela possa se explicar, se as informações que ela formalizou denúncia e “espetacularizou” diante da mídia, são acusações diretas à minha pessoa. Não há nenhum ato de perseguição, há um pedido de explicação, que pode ser feito por qualquer pessoa que sinta-se caluniada. Estou no meu direito, sem precisar retirar o dela.

Ratifico o meu compromisso com a educação de Garanhuns, com os investimentos que fazemos desde 2013, melhorando a rede de ensino com reforma e construção de escolas, merenda de qualidade, transporte de qualidade, capacitação de profissionais, pagamentos devidamente em dia aos profissionais. Temos uma das melhores médias salariais de Pernambuco, desde 2013 quando assumi a cada ano realizamos o reajuste do piso salarial dos profissionais de educação, somando neste período um montante de 43,83% de aumento para essa categoria. Infelizmente, em toda categoria há os que realmente se dedicam a executarem o seu ofício com maestria, no caso dos professores, o que se preocupam com os alunos e sua aprendizagem, que diariamente estão em sala de aula, ministrando conhecimento para os nossos alunos, cumprindo sua verdadeira e lisonjeira função, e os que nem tanto.

E quanto aos que se dizem “defensores” digo que não há a necessidade dessa função na Rede Municipal de Ensino de Garanhuns, porque aqui praticamos tudo o que é devido à categoria da Educação. Mas, espero firmemente que esse papel de defensor seja muito bem executado na Assembleia Legislativa, diante de um governo estadual que realiza incorporação de gratificação para passar por salário, que retira o pó de giz da classe, que repassa a equiparação do piso do magistério nos meses finais, sem retroagir ao início do ano. E que persegue inclusive com demissão, professores que sejam lideranças sindicais. O meu desejo é realmente que essa voz ecoe na ALEPE em defesa dos professores estaduais de Pernambuco.


Izaías Régis - Prefeito de Garanhuns – PE".