quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Barragens em Garanhuns, Capoeiras, Iati, Caetés e Palmeirina apresentam Alto Risco de Rompimento, diz CMN

 

Aqui em Pernambuco, de um total de 477 barragens reconhecidas pela Agência Nacional das Águas (ANA), 63 apresentam alto risco de rompimento. De acordo com reportagem da Folha de Pernambuco, todas estão classificadas como de "alto dano associado", ou seja, caso rompam, trarão alta destruição ambiental ou social.

Entre as 63 listadas como de “alto risco de rompimento”, quatro estão em cidades do Agreste Meridional: Mundaú I (Garanhuns, imagem no topo); Gurjão (Capoeiras, imagem ao lado); Barra Nova (Iati); Barragem de Terra Sitio Barriguda (Caetés) e Inhumas I (Palmeirina).

“Recebemos as informações da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), responsável pela fiscalização, e analisamos. Essas barreiras podem se romper a qualquer momento”, explicou o responsável pelo setor de Proteção e Defesa Civil da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Johnny Liberato. “Os moradores que seriam atingidos por eventuais enchentes não têm treinamento de evacuação. E os responsáveis pelas manutenções não têm estrutura. Equipamento, maquinário, equipes”, complementou Liberato.

FISCALIZAÇÃO - Governo Federal vai priorizar a fiscalização de 3.386 barragens classificadas como em risco alto de rompimento. Todas as 63 pernambucanas estão incluídas. No Diário Oficial da União de ontem, dia 29, está determinada uma avaliação rígida das estruturas das barragens e a necessidade de remover instalações que coloquem pessoas em risco. Não há prazo definido de entrega do relatório da avaliação. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)