quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

FALTA D´ÁGUA: Padre Jorge vai a Compesa pedir Socorro para Iati


O Prefeito de Iati, Padre Jorge (PTB) tem agenda marcada com o presidente da Compesa, Roberto Tavares (na imagem abaixo), nessa segunda-feira, dia 7, na sede daquele Órgão, em Recife. Em pauta ações de combate a seca naquele Município que sofre com a estiagem e com um deficitário Sistema de Abastecimento d´Água. “Vamos pedir socorro ao Governo do Estado e ao Governo Federal”, chamou a atenção o Prefeito Iatiense, que estará acompanhado pelo prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, na agenda.

Para que se tenha noção da crise hídrica vivida no Município, Iati é uma das poucas cidades pernambucanas que ainda não são abastecidas com água pela Compesa. A Gestão da Água ou da falta dela é da Prefeitura, que se vê obrigada a perfurar poços em pontos da Cidade e locar mananciais no vizinho município de Saloá para suprir as necessidades hídricas da população. 

“A situação é de calamidade! Não temos mais onde pegar água. A água que vem de Saloá depende das chuvas. São poços que não tem profundidade, são de quatro, cinco metros, então a vazão diminuiu muito com a estiagem. A oposição fica jogando que tem água, mas todos nós sabemos que não tem, são cinco anos de seca e a água que tem é insuficiente para a Cidade e para os povoados”, alertou o Padre Jorge.

Paralelo à falta d´água, o município de Iati também atravessa uma grave crise financeira. “Seria muito bom contratar dez, vinte, trinta carros-pipa, mas não temos como pagar. Também estamos em atraso com o pagamento dos poços e com alguns servidores da Prefeitura. Estamos vivendo um momento muito difícil, mas estamos fazendo cortes na Prefeitura e buscando apoio dos governos Estadual e Federal para superar essa crise e viver dias melhores em Iati”, registrou o Padre Jorge.

LUTA PELA ÁGUA – Além de buscar o auxilio emergencial dos Governos, os prefeitos de Iati e Águas Belas mantiveram contato com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Ochhi (na imagem ao lado), e com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, na última segunda-feira, dia 30, durante reunião promovida pelo Governador Paulo Câmara (PSB), em Gravatá.

“Tratamos da Adutora do Agreste e reforçamos o movimento realizado recentemente, quando em forma de protesto percorremos mais de 100 km a pé de Iati até um dos eixos da Adutora, em Tupanatinga (saiba mais, clicando AQUI ou AQUI). O Senador Humberto Costa também está nos ajudando nessa luta e já fez inclusive um pronunciamento no Congresso Nacional. Queremos que a água dos poços profundos da Bacia do Jatobá venha abastecer Iati, Tupanatinga, Itaíba e Águas Belas, a rede adutora está quase concluída, por isso estamos com agendas marcadas em Recife (na Compesa) e em Brasília (com o Ministro). A luta pela água é grande e não vamos desanimar diante das adversidades”, finalizou o Prefeito de Iati, Padre Jorge. 

Clique em player e ouça a entrevista do Prefeito de Iati, Padre Jorge: