quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

GARANHUNS: Prefeitura trabalha na Construção de Nova Célula do Aterro Sanitário


Ampliar e Modernizar o Aterro Sanitário do Município. É com esse objetivo que a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Secretaria de Planejamento e Gestão, segue atuando na construção de uma nova célula naquele Espaço. A medida tem o intuito de manter o Aterro funcionando de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelas entidades e órgãos ambientais, além de aumentar a vida útil do espaço destinado para o descarte de resíduos sólidos produzidos pela população.

Atualmente, a obra segue na fase de terraplanagem e de configuração dos taludes. Após esta etapa, a célula, que terá cerca de um hectare de área, irá passar por um processo de drenagem, para que todo o chorume — resíduo líquido formado a partir da decomposição do lixo, seja canalizado até uma unidade de tratamento. Por fim, o local vai receber a aplicação da manta asfáltica; dispositivo que auxilia na impermeabilização da célula, para que não haja algum tipo de contaminação do solo.

“É um investimento para que a Prefeitura continue prestando um serviço de limpeza urbana de qualidade; não apenas na parte de varrição e coleta, mas também no processo final de destinação dos resíduos sólidos no município”, afirmou o titular da pasta de Obras e Serviços Públicos, Pedro Maia. “A gestão vem trabalhando para sempre estar alinhada com a política estadual de resíduos sólidos, e esta nova célula vai auxiliar neste processo. Com a ampliação e modernização do aterro, buscamos minimizar qualquer tipo de impacto ambiental na área”, ressaltou o Engenheiro João Guido, ligado a Secretaria de Planejamento e Gestão.

Com os trabalhos, Garanhuns poderá receber, a partir do próximo ano, uma parcela do ICMS Ecológico, instituído pela Lei Estadual nº 11.899/00, e que estabeleceu os critérios para repasse de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), para os Municípios que atuam em prol da preservação do Meio Ambiente. Além de Garanhuns, outros quatro municípios do Agreste Meridional (São João, Caetés, Capoeiras e Lagoa do Ouro) fazem uso do Aterro Sanitário, que recebe aproximadamente 5.219 toneladas de Resíduos Sólidos por ano.