quarta-feira, 29 de maio de 2019

ALERTA: Diabetes deve Triplicar Mundialmente nos próximos 17 anos


O médico e pesquisador austríaco Karl Miller fez uma constatação alarmante no 1º Encontro de Líderes em Cirurgia Bariátrica, realizado em São Paulo, no final de março. Segundo o especialista, o diabetes tipo 2 deve triplicar mundialmente nos próximos 17 anos. Hoje, o número de diabéticos chega a 16 milhões apenas no Brasil.

O diabetes tipo 2 se desenvolve com base na influência hereditária e de maus hábitos de saúde, como o sedentarismo e a constante ingestão de alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio. Apesar de ser mais comum com o passar da idade, ele também pode se desenvolver em crianças e jovens, principalmente aqueles que estão com sobrepeso ou obesos. 

“O nível de glicose considerado normal no sangue é de até 99 mg/dL, acima disso já deve ser considerado um alerta para o paciente. O diagnóstico do diabetes tipo 2 costuma acontecer quando esse nível atinge 126 mg/dL, porém, ele deve ser confirmado por um médico especialista por meio de exames específicos e detalhados”, afirma a endocrinologista Amália Soares.

O diabetes tipo 2 é considerado a principal causa de cegueira em adultos e de amputação não traumática de membros inferiores, como pernas, pés e dedos. Ele também influencia o desenvolvimento da doença arterial coronariana (DCV) e episódios de infarto agudo do miocárdio. Os sintomas dessa doença nem sempre são expressivos, o que diminui as chances do diagnóstico precoce, porém, os mais frequentes são urina em excesso e constante vontade de beber água. Na maioria dos casos, o diabetes tipo 2 é diagnosticado em exames de rotina, pelos níveis altos de glicose.

“A prevenção é a melhor forma de combater o diabetes tipo 2 – sobretudo, pela adoção de bons hábitos alimentares e pela prática de atividades físicas no dia a dia. Priorizar itens ricos em vitaminas e minerais e se exercitar ao menos três vezes na semana já diminui o risco de incidência da doença”, explica a doutora Amália. Evitar alimentos gordurosos e açucarados, parar de fumar e diminuir a bebida alcoólica também ajuda a prevenir o diagnóstico. (Com informações e imagens do Vida Fit/JC Online. CONFIRA)