quinta-feira, 30 de maio de 2019

GARANHUNS: Alunos de Medicina da UPE expõem Deficiências do Curso em Protesto


Alunos do Curso de Medicina da UPE/Campus Garanhuns promoveram um protesto na noite de ontem, dia 29, para expor, segundo eles, o descaso do Governo do Estado para com a Saúde Pública e as falhas relacionadas ao funcionamento do Curso de Medicina daquela Instituição. O Movimento, marcado pelo uso de faixas e cartazes, bem como de pronunciamentos através de carro-de-som, foi realizado defronte a UPE, no bairro São José, aqui em Garanhuns.


Em nota distribuída a Imprensa, os estudantes registram que há anos o Hospital Regional Dom Moura não tem recebido investimentos suficientes para atender aos 21 Municípios do Agreste Meridional. "Em prol da busca de um atendimento de qualidade à população; da necessidade de suprir os anseios do corpo estudantil perante um sistema de ensino adequado e ético, através das práticas realizadas no ambiente hospitalar, a comunidade acadêmica encontra-se mobilizada para que esses déficits sejam sanados", registraram os Estudantes em trecho da Nota.

Antes da manifestação, os Estudantes estiveram na sede do Ministério Público, aqui em Garanhuns, na última terça-feira, dia 28, para tratar sobre  a Implantação do Internato de Cirurgia na Rede de Saúde de Garanhuns, composta pela UPAE; Hospital Regional Dom Moura e Hospital Infantil Palmira Sales. Durante a discussão, os alunos levantaram pautas relacionadas ao Curso de Medicina para que “a formação médica possa se dar de maneira plena e com qualidade”, através da realização do Internato na Cidade. 

Durante a reunião no MPPE, também foram abordados assuntos relacionados ao Déficit de Professores e a falta de Aulas Práticas. “Os estudantes têm sido os responsáveis por entrar em contato com os serviços de saúde e organizarem as suas práticas, função que deveria ser de responsabilidade da própria Instituição de Ensino”, denunciaram os Estudantes.

APOIO AOS ESTUDANTES - Em Nota, o Diretório Acadêmico da UPE Multicampi, composto pelas unidades de Caruaru, Garanhuns, Serra, Salgueiro e Arcoverde, da Universidade de Pernambuco, se mostraram solidários aos estudantes do Curso de Medicina de Garanhuns.

"Nós, que fazemos a gestão do D.A. Multicampi, prestamos solidariedade aos alunos do Curso de Medicina da UPE-Campus Garanhuns, pelos últimos problemas que vem enfrentando na tentativa de conseguir melhorar o desempenho e formação dos alunos, e não só, a melhoria dos serviços oferecidos pelo Hospital Dom Moura para Garanhuns e cidades circunvizinhas. Repudiamos a falta de bom senso dos professores do Curso, que na tentativa de implodir as ações de reivindicações também interferiram diretamente na autonomia dos estudantes e da entidade que os representa. Esperamos que tudo seja resolvido da melhor forma e reiteramos nosso compromisso com a Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade!", registrou o Diretório Acadêmico da UPE Multicampi da UPE.

O Blog do Carlos Eugênio está à disposição da direção da UPE, bem como dos Gestores do Curso de Medicina da UPE Campus Garanhuns para publicar as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem.

Clique em player e confira o registro de momentos do Protesto: