segunda-feira, 16 de setembro de 2013

AS ÚLTIMAS DA POLÍTICA NO AGRESTE MERIDIONAL



EDUARDO PISANDO NA BOLA – E o Governador Eduardo Campos vem pisando na bola em algumas cidades do Agreste. Em Jucati, os alunos estão assistindo aula num galpão improvisado já que as obras da Escola de Referência Henrique Justino de Melo, que deveriam ter sido concluídas em 2011 ainda estão a ‘passo de tartaruga’ com apenas alguns pedreiros trabalhando no local. Já as rodovias estaduais que ligam os municípios de Canhotinho/Lajedo e Angelim/Palmeirina são verdadeiras ‘tábuas de pirulito’. A desculpa das chuvas não cola, já que a BR 423, entre Garanhuns e Jupi vem sendo recapeada mesmo com o fenômeno climático.

E O SAMU – Recebidas com festas nas cidades do Agreste, as ambulâncias do SAMU se tornaram mais uma dor de cabeça aos Prefeitos. É que segundo nota do jornalista Inaldo Sampaio, tanto a União quanto o Governo Eduardo Campos não estão repassando os recursos acordados, 50% e 25%, respectivamente, para custear os serviços do SAMU, e as prefeituras não têm recursos para pagar a conta sozinhas. Já tem Prefeito ameaçando devolver a ambulância à secretaria de Saúde do Estado.

DIOCESE – E um fato registrado no último sábado, dia 14, aqui em Garanhuns, vem dando o que falar. É que um Padre da Diocese de Garanhuns foi barrado no Hospital Dom Moura quando buscava prestar assistência religiosa a um paciente interno na UTI daquela Unidade. Ao saber do ocorrido, o Bispo Dom Fernando foi até o local e também não teve a sua autorização para entrar concedida. Resultado: as autoridades estaduais já foram informadas e a Diocese cogita entrar na Justiça contra o Estado.  

IZAÍAS E SIVALDO – E acredita-se que a sinalização de uma trégua entre o Prefeito Izaías Régis (PTB) e o vereador Sivaldo Albino (PPS) não passou de uma manobra de Régis para descredibilizar o trabalho oposicionista de Albino. Certo ou não, o fato é que no facebook – espaço que Sivaldo tem usado para desconstruir a imagem do Governo Municipal -, a repercussão da ‘amizade entre o Prefeito e o Vereador’ não repercutiu bem, com a maior fatia do prejuízo para Sivaldo, como haviam calculado os homens fortes do Palácio Celso Galvão.

SIVALDO FEDERAL – E durante o final de semana surgiram rumores de que o vereador Sivaldo Albino (PPS), que vem dando dor de cabeça ao Prefeito Izaías Régis, poderá sair candidato a deputado federal numa dobradinha com Sandoval Cadengue (PSB). Uma fonte revelou que o nome de Albino é doce na boca da cúpula do PSB e que nos próximos dias o Parlamentar terá uma conversa reservada com o Governador Eduardo Campos.

BARTOLOMEU – Esta cada dia mais longe de Izaías. E o Prefeito não faz qualquer aceno para que esse quadro mude. Os acordos antes da vitória, não cumpridos após Régis sentar na cadeira de Prefeito, são o estopim do distanciamento divulgado na última semana por este Blog.

APLAUSOS PARA IZAÍAS – E ponto positivo para o Prefeito Izaías por sua iniciativa de trazer os restos mortais de Dominguinhos para o seu ‘aconchego’ aqui em Garanhuns. Além da justa homenagem ao filho ilustre, a Ação pode fazer de Garanhuns uma das cidades mais visitadas do Estado durante todo o ano, atraindo visitantes de todos os Estados e incrementando o turismo no Município.   

POLÍCIA FEDERAL – Poderá instalar uma Unidade em Garanhuns. O assunto foi tratado na semana passada junto ao Prefeito Izaías Régis. De acordo com o vereador Audálio Ramos (PSDC), principal articulador da vinda da PF para o Município, a meta é que o órgão federal esteja instalado na Cidade até 2014.

GENALDI COM PROBLEMAS - O Procurador Eleitoral Antônio Edílio Magalhães Teixeira pediu a cassação do prefeito e do vice-prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD) e José Costa (PSDB). A decisão foi tomada com base na precária prestação de contas da chapa vitoriosa na eleição de 2012. De acordo com o Procurador a irregularidade é referente a não abertura de conta da Campanha, que foi feita através da conta bancária do Partido.
                Agora a situação é a seguinte: caso o recurso de Genaldi não seja aceito, o TRE deverá marcar novas eleições em São João, já que Zumba obteve mais de 50% dos votos válidos nas eleições de outubro passado.

MAIS UMA DOR DE CABEÇA – Além dos problemas financeiros que o seu Governo atravessa, já que alguns prestadores de serviço e fornecedores não vêm recebendo seus pagamentos em dia, Genaldi agora deverá se voltar a formular uma defesa consistente no processo de perca do Mandato, que deverá começar pela juntada dos extratos bancários da conta bancária do Partido para que o controle fiscalizatório se já realizado pela Justiça Eleitoral.

PADRE BUSCA ÁGUA – O Prefeito Padre Jorge (PTB), de Iati, vem buscando água de todos os lugares para levar ao povo do seu Município. Com água de poços localizados nas imediações de Saloá vem enchendo pequenos açudes na zona rural e abastecendo a sede do Município. A limpeza de pequenas barragens também vem possibilitando que a água surja de mananciais.

IATI E A ÁGUA - Em Brasília na última semana, o Prefeito Padre Jorge assinou a adesão ao Programa Água para Todos, que vai possibilitar a construção de cisternas e doação de kits de irrigação na zona rural. A Prefeitura deverá iniciar as obras de captação e melhoria no abastecimento d´água da cidade nos próximos dias com recursos do FEM. O povo de Iati também aguarda com fé a chegada das águas da Adutora do Agreste e da Bacia do Jatobá. Mas essa ação ainda deve demorar pelo menos 18 meses.

SANDOVAL DEPUTADO – E a cada dia a pré-candidatura de Sandoval Cadengue a deputado Estadual ganha formas reais. Informações dão conta que o ex-prefeito de Brejão vem cooptando lideranças em Garanhuns e já conta inclusive com o apoio velado de dois vereadores da base aliada do Prefeito Izaías Régis. Na Região, Cadengue já tem bases em vários municípios e vem sendo tratado como o ‘Deputado de Eduardo’. As cenas dos próximos capítulos serão animadas.          

PAULO LINS – Promoveu encontro juntos aos Gestores Escolares e Educadores de Apoio de todas as escolas do Agreste Meridional na última semana. O objetivo principal foi tratar de assuntos pertinentes ao desempenho educacional e aspectos técnicos de Gestão. Já nas entrelinhas, a política correu solta. ‘Soldado de Eduardo’ na Região, Paulo Lins aproveitou o contato com os educadores de várias cidades para reforçar o palanque dos socialistas em detrimento ao PTB de Armando, que deve polarizar com o candidato de Eduardo em 2014. O nome do secretário Tadeu Alencar foi repetido várias vezes nas conversas informais do Encontro.

SALOÁ – O Prefeito Ricardo Alves (PMDB) vem se destacando por uma série de ações governamentais. Informes vindos de Saloá dão conta que o peemedebista já melhorou a saúde e a educação. Ricardo também é de longe o Prefeito da Região que mais investe em entretenimento para a população e já promoveu várias festas na cidade, com nomes como Leonardo e, mais recentemente, Os Nonatos. Mas como nem tudo são flores, o Prefeito enviou projeto de Lei à Câmara, que prontamente aprovou por 6 votos a 3, fixando em 11% a alíquota do Fundo Previdenciário de Saloá. O vereador Wellington Freitas (PP), uma das poucas vozes de oposição na Cidade, votou contra ao Projeto, que segundo o Parlamentar desagradou os Servidores Municipais.  

FECHANDO AS PORTAS - Especula-se que cidades Governadas por petebistas, como Garanhuns, Brejão, Iati, Caetés, Jucati e outras como Terezinha e Bom Conselho, cujos prefeitos são ligados a Armando Monteiro, assim como os deputados Estaduais do PTB que possuem bases no Governo Eduardo, já estão sendo consultados sobre em qual palanque estarão em 2014. A decisão poderá sinalizar o fechamento das comportas de recursos e ações estaduais. Será?.

EM CORRENTES – O Prefeito Edimilson da Bahia (PSB) começa a espantar a crise. Vem asfaltando as principais ruas da Cidade; deu um banho de loja nos prédios da Prefeitura e do Mercado Municipal e vai promover neste mês a Corrieta, com grandes atrações. O Município que recentemente foi visitado pelo Bispo Dom Fernando precisa ainda resolver seus problemas na área da saúde, já que a precariedade nos serviços vem sendo sentida pela população e denunciada pelos vereadores de oposição na Câmara Municipal.

CAPOEIRAS – E depois de surgirem notas na imprensa regional de que a oposição em Capoeiras estaria unida para apoiar o candidato a deputado Estadual do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, o atual cenário mostra que se a eleição fosse hoje o ex-prefeito Dudu (PR) apoiaria um nome, Edgar Rodrigues outro e Carlos Batata (DEM) também teria o seu candidato a deputado. Com este panorama de falta de união, a prefeita Neide Reino (PSB) tem tudo para eleger seus candidatos em 2014 com maioria esmagadora. 

CARAVANA DE MÉDICOS - O CREMEPE e o SIMEPE iniciam nesta segunda-feira, dia 16, a Caravana da Seca e vão passar pelos municípios agrestinos de São Bento do Una, Caetés e Bom Conselho. Em cada cidade, os caravaneiros irão fazer uma avaliação da qualidade da água das Unidades de Saúde e escolas, do estado nutricional dos moradores, além de aferir a pressão arterial e medir a glicemia.

BANCÁRIOS EM GREVE – É bom se prevenir. É que os bancários dos municípios de Garanhuns, Águas Belas, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Iatí, Itaíba, Jupi, Jurema, Lajedo, Lagoa do Ouro, Palmeirina, Paranatama, Quipapá, Saloá, São João e Terezinha vão cruzar os braços a partir de quinta-feira, dia 19. 

SECRETÁRIA BEM NA FOTO – A Secretaria de Educação Janecélia Marins vem fazendo um trabalho destacado em Garanhuns. Promoveu desfiles organizados e elogiados pela maioria da população; firma parcerias com empresas privadas para promover Concursos Educacionais e agora trabalha de forma itinerante, levando o seu gabinete para escolas municipais nas localidades rurais. Ponto positivo para o Prefeito Izaías Régis e parabéns para a Secretária e sua equipe.

ELIANE SIMÕES – Outra bola dentro de Régis é a Coordenadoria da Mulher, que tem a educadora Eliane Simões à frente das suas atividades. O Órgão é o destaque da Gestão e caso Eliane tivesse pretensões políticas bem que poderia figurar com força entre as opções de Izaías na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano.

PALMEIRINA – A gestão do Prefeito Renato vem sendo bombardeada diariamente pelos ouvintes que participam do quadro ‘A voz da cidade’ do Arraiá de Gláucio Costa. Enquanto um participante liga para elogiar, quatro ‘descem o cacete’ no Prefeito. As reclamações vão desde os salários atrasados até a buraqueira na rodovia que liga Palmeirina a Angelim.  

ÁGUAS BELAS – O Prefeito Genivaldo Menezes (PT) fez festa para inaugurar um espaço de lazer na cidade. O Quinteto Violado e o Dj Paty tocaram para muita gente. Já os deputados Pedro Eugênio (federal) e Manoel Santos (estadual), ambos do PT, garantiram empenho para que a Escola Técnica de Águas Belas saia do papel. Trata-se de um compromisso firmado pelo Governo do Estado em 2012 e que até agora não teve sequer o Projeto apresentado.  

EDUCAÇÃO – E um grupo de alunos de Águas Belas fizeram um protesto na última semana. É que eles não querem de jeito nenhum que o Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série) seja municipalizado, conforme prevê a legislação vigente.
Taí um assunto que deverá ter a atenção especial do gestor da Gerência Regional de educação do Agreste Meridional, o itaibense Paulo Lins.  

BREJÃO – Apesar de ter um profissional de comunicação na família, o experiente e competente radialista Luciano Andrade, o Prefeito de Brejão, Ronaldo Ferreira (PTB) não vem investindo na comunicação do seu Governo. Resultado: pode até estar fazendo uma boa Gestão, mas só quem sabe é ele e os seus secretários.