terça-feira, 31 de outubro de 2017

GARANHUNS: Ações voltadas a Segurança das Mulheres são destaque em reportagem do Jornal do Commercio


O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mulher de Garanhuns foi destaque no Jornal do Commercio de hoje, dia 31, dentro da série de reportagens “A Culpa não é Delas”, em que o jornal aborda questões relacionadas a violência contra as mulheres pernambucanas.

A reportagem destacou como a oferta de serviços públicos de qualidade pode tornar a Cidade menos insegura para as mulheres e trouxe como exemplo Garanhuns, que através do Governo Municipal, implementou uma série de ações que garantem mais segurança para as mulheres. Confira a reportagem na Integra:

“SIM, É POSSÍVEL. A LIÇÃO QUE VEM DE GARANHUNS

Prevenção + educação. A aposta que o município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, fez para enfrentar a violência de gênero começa a dar os primeiros frutos. No Estado, a cidade é uma das principais parceiras da ActionAid Brasil na implantação do projeto Cidades Seguras.

O resultado repercute diretamente na rotina das mulheres. Ruas e avenidas que antes eram escuras e perigosas ganharam iluminação de LED. Mototaxistas foram cadastrados para coibir os casos de assédio sexual. Mas uma das iniciativas mais bem sucedidas é a Lei da Parada Segura, que permite a todas as mulheres, após as 22h, descerem no ponto que escolherem, ficando mais perto de casa.

Enquanto aguarda o ônibus, no final da noite de mais de um dia de trabalho, a auxiliar administrativa Ana Lúcia da Silva não tem como escapar da sensação de insegurança. “As ruas ficam desertas e o posto policial, localizado em frente à parada, sempre está vazio. É um alívio quando o ônibus chega”, conta. Ela diz que os motoristas já estão acostumados a atender os pedidos das mulheres. “Eles sempre se disponibilizam a parar onde a gente quer descer. Isso já ajuda muito na volta para casa.” “É questão de segurança. Agora não tenho mais que enfrentar o trecho escuro que ficava entre a parada de ônibus e a minha residência”, confirma a estudante Paula Cavalcante.

“A gente fez um trabalho com as Secretarias das Mulheres de vários Municípios. Mas fomos muito exitosos em Garanhuns e em Caruaru. Nesses municípios, nós conseguimos construir um plano de cidade segura que dialogava com várias secretarias. Isso ajudou a transformar a ideia em realidade”, diz a coordenadora da área de direitos humanos da ActionAid Brasil, Ana Paula Ferreira.

Somada às ações de prevenção, a gestão municipal investiu forte na educação. O Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas concentra os esforços em levar conhecimento para alunos e pais sobre a violência contra a mulher. “Isso já faz parte da matriz curricular da escola. Os estudantes do ensino fundamental trabalham a questão da violência doméstica. Essa é uma frente muito importante que vem puxando todas as outras, como as rodas de diálogo nas comunidades e o Cine Mulher, onde aprofundamos vários aspectos da violência de gênero e como denunciá-la”, afirma a secretária municipal da Mulher, Eliane Vilar (a pasta atualmente é chefiada por Valkiria Alves). Ela diz que a integração entre as secretarias foi determinante para os resultados do projeto em Garanhuns. “Aqui a gente fez a violência contra a mulher virar um problema de todos.”

(Com informações e imagens do Jornal do Commercio, de 31/10/2017. CONFIRA)