segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CONFIRA AS DICAS PARA CONTRATAÇÕES: Prepare o Currículo para o fim do Ano

 

Com a chegada do mês de outubro, começam as seleções para as vagas temporárias do comércio em todo o País. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que, neste ano, sejam contratados 73,1 mil trabalhadores brasileiros, para atender a demanda de compras nesse período que antecede as festas de fim de ano.

No entanto, para conquistar a oportunidade é preciso uma boa preparação. A Consultora de RH da Ágilis Consultoria Georgina Santos salienta a importância do currículo organizado. “A primeira coisa é fazer um currículo direcionado, que mostre à empresa que tipo de conhecimento e habilidade se tem para aquela função. O currículo tem de ser trabalhado, preparado. Ele deve ter uma linguagem objetiva e clara”, ensina. Georgina destaca ainda a importância das referências profissionais. “É sempre bom a gente ouvir a percepção de outras pessoas daquele candidato, de preferência o chefe. É necessário colocar o contato dela, a empresa em que trabalharam juntos, e pedir autorização da pessoa para fazer isso”, frisa.

Além disso, destaca a consultora, não se pode esquecer de colocar um resumo das qualificações, ou seja, em poucas palavras é preciso descrever as suas competências e habilidades. Outro aspecto relevante para os especialistas é a entrevista. “A pessoa deve transmitir ao recrutador uma clareza muito própria de quem ela é. Ela deve entender um pouco a empresa, as perspectivas de atuação dentro daquele mercado de trabalho e saber se vender para conquistar a vaga”, pontua a proprietária da Fator Humano Ana Tereza Almeida.

A diretora da Trajetto Consultoria Sílvia Gusmão conta que é importante o candidato ter informações sobre a empresa. “Porque daí você vai fazer uma entrevista mais direcionada e mostrar o porquê da empresa te contratar e dizer o que a empresa tem a ganhar lhe contratando”, ensina. Outro cuidado levantado pelas especialistas tem a ver com a aparência. “A roupa pode até ter um estilo seu, mas sem ser extravagante”, afirma. O candidato também deve ter bom senso na utilização das redes sociais. “É preciso ter muito cuidado para não se expor, principalmente em discussões sobre política e religião”, reforça Georgina Santos. “A pessoa deve ficar atenta ao que fala e como se posiciona diante de algumas questões”, conclui Ana Tereza, da Fator Humano. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)