segunda-feira, 16 de outubro de 2017

AÇÃO SOCIAL ROSA: Saúde oferece Serviços Gratuitos nessa Quarta no Colunata


O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza durante este mês as ações da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo principal conscientizar a população acerca da necessidade de prevenção do câncer de mama e o de colo do útero. Durante as próximas semanas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) realizarão atividades de coleta de citologia, palestras sobre câncer do colo de útero e orientações sobre autoexame da mama. Já nessa próxima quarta-feira, dia 18, será realizado o Dia D da Campanha, por meio da “Ação Social Rosa”, a partir das 9h, no Espaço Colunata, no centro da Cidade.

O momento será destinado à participação de diversas entidades públicas que oferecerão serviços para os participantes, além de informações sobre câncer de mama e útero; palestras de educação em saúde e glicemia capilar; aferição de pressão arterial; corte de cabelo; teste rápido de HIV e sífilis; serviços do Expresso Cidadão; solicitação de mamografia e realização de citologia. Um aulão de ritmos, com Pabinho, também será ofertada durante a programação. A atividade tem inicio as 9h30min e será realizada em parceria com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.


A solenidade de encerramento do Outubro Rosa, e abertura do Novembro Azul, acontece no próximo dia 30 deste mês, na Câmara de Vereadores. “As duas campanhas são essenciais para uma mudança na postura de homens e mulheres, como uma forma de promover a saúde no combate precoce ao câncer, que pode ser curado se descoberto ainda em sua fase inicial”, afirma a Secretária de Saúde, Shisneyda Furtado. (Com informações de Aquilles Soares/SECOM/PMG)