terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Por falta de Creche, mães abandonam trabalho para cuidar dos filhos

A falta de creches no Bairro Dom Helder Câmara, a popular Cohab 3, aqui em Garanhuns, está prejudicando mulheres que não têm onde deixar os filhos. Algumas delas tiveram que abandonar o trabalho para cuidar dos pequenos.

A dona de casa Elaine Cristina afirma que parou de trabalhar depois que a primeira filha nasceu. Segundo ela, não há creches no bairro e não havia ninguém que pudesse ficar com a criança. “Se você já está aperreada atrás de um trabalho, ainda vai ter que tirar de onde você arrumar e pagar a alguém pra olhar seus filhos, como muita gente faz por aqui. Tudo isso por falta de uma creche”, diz.

De acordo com a dona de casa Rosilene Ferreira, a falta de creches também está complicando a situação financeira de quem já tem alguma fonte de renda. “Eu mesma tenho que ter um emprego pra dar as coisas aos meus filhos, por enquanto fico dependendo do meu marido”, conta.

No bairro, muitas famílias convivem com a falta de estrutura básica. Mães que moram no Loteamento Luís Inácio Lula da Silva (Casas Populares) também reclamam da falta de um local adequado para deixar os filhos. Na comunidade, há muitas crianças e, como não existem áreas de lazer, os filhos ficam em casa sem participar de atividades sociais.

INÍCIO DAS OBRAS - A Secretaria de Educação do Município informou que o projeto para a construção de uma creche foi aprovado. O valor da obra de aproximadamente R$ 1.200.000 já estaria em uma conta para ser usado. A creche seria erguida ao lado de uma Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, mas, segundo a secretária Janicélia Marins, problemas envolvendo a antiga gestão e a empresa que ganhou a licitação teriam atrasado o serviço.


De acordo com a Secretária, houve a ampliação da unidade de saúde e as novas salas foram construídas em parte do terreno onde a creche seria erguida. "Foram adquiridos recursos para cinco creches. Em seguida, foi dado a ordem de serviço para duas delas, as obras foram iniciadas e serão concluídas ainda no segundo semestre deste ano. Porém, não foi dada ordem de serviço para as três demais creches. No entanto, foi prescrito o prazo de validade do recurso, ele foi devolvido, nós o resgatamos no ano passado e nesse meio termo nós perdemos o terreno para uma nova licitação da Secretaria de Saúde. Agora, estamos relocando outro terreno ainda aqui na Cohab 3 para darmos início a creche. As obras devem começar em março para que no fim do ano elas possam estar concluídas e em 2015 as crianças possam estudar," afirma a secretária Janicélia Marins. (Com Informações do G1 Caruaru)