segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tribunal de Contas rejeita Contas da Prefeitura de Bom Conselho. Já em Caetés, contas de Zé da Luz são reprovadas por Vereadores

A segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Bom Conselho a rejeição das contas da ex-prefeita Judith Valéria Alapenha de Lira, referentes ao exercício financeiro de 2012.

O voto do relator, conselheiro Dirceu Rodolfo, recomendando a rejeição das contas foi fundamentado em irregularidades como: 

1. Não aplicação de recursos na manutenção e desenvolvimento do ensino; 
2. Não recolhimento de R$ 162.118,49 referentes à contribuição previdenciária patronal devida ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS); 
3. Não recolhimento de R$ 366.904,53 referentes à contribuição previdenciária patronal devida ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
4. E o descumprimento ao artigo 42 da LRF, que veda o titular de Poder ou órgão, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa.

As principais recomendações do relator do processo foram:

- Elaborar a programação financeira e o cronograma mensal de desembolsos;
- Apresentar as informações das prestações de contas em consonância com o sistema SAGRES;
- Implantar as ações necessárias ao cumprimento das normas sobre transparência pública, inclusive quanto à Lei de Acesso a Informação e a divulgação dos dados contábeis e financeiros dos órgãos municipais.
- Adotar as providências necessárias para a correta aplicação dos percentuais mínimos, legalmente previstos, nas ações e serviços públicos de saúde e na educação;
- Repassar, integralmente, à conta do INSS, as contribuições previdenciárias dos servidores e do ente.

A não adoção destas medidas pode ensejar aplicação da multa prevista no inciso XII do artigo 73 da Lei Estadual nº 12.600/2004, Lei Orgânica do Tribunal.

VEREADORES REPROVAM CONTAS DE ZÉ DA LUZ – Já em Caetés, terra governada por Armando Duarte (PTB), A Câmara de Vereadores reprovou mais uma prestação de contas do ex-prefeito Zé da Luz (PHS). Dos 11 vereadores do Município, seis acataram o parecer do Tribunal de Contas e três preferiram discordar do TCE. O presidente da Câmara, o vereador Paulo Henrique, não precisou votar. Já o vereador Bob Malaquias não compareceu à votação.

Essa não é a primeira ocasião que a Câmara de Caetés reprova contas de Zé da Luz. No ano passado, um outra prestação de contas do Humanista já havia sido rejeitada pelos legisladores caeteenses, assim como do aliado dos Sampaio, o ex-prefeito Aécio Noronha.