terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quilombo do Timbó presta homenagem a Nelson Mandela

A comunidade quilombola Timbó, localizada a 35 quilômetros do município de Garanhuns, realiza, até o próximo domingo, dia 2, a Festa de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, a festividade homenageia Nelson Mandela, referência mundial na luta pela igualdade racial. A programação oferece missas, oficinas, palestras, apresentações culturais, coco de roda, dança afro e shows musicais.

Considerada por pesquisadores como uma festa secular, que já ultrapassaria, em sua realização, a 250ª edição, a festa teve início na última sexta-feira, dia 24, e promete aumentar seu número de visitantes nos próximos dias. “Muitas pessoas das outras comunidades e até de municípios próximos nos visitam durante a festa. Tivemos, primeiramente, uma programação mais religiosa e a partir de quinta-feira é que passaremos a ter um palco montado para as apresentações culturais”, comenta uma das organizadoras, Maelsan Araújo.

As oficinas e demais ações iniciam amanhã, dia 29, sempre nos períodos da tarde e da noite. Algumas atrações convidadas para integrar a grade de programação são de outros quilombos de Garanhuns, como Estrela, Estivas, Castainho e Tigre. O encerramento do Evento acontece no domingo, por volta das 15h, com uma missa na Igreja da comunidade. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, apoia a iniciativa.