quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

IATI – Jovem denuncia descaso na Saúde e Prefeitura acusa oposição de usar cidadão doente para atingir Governo

Uma foto publicada por um Jovem, identificado por Wendell Paulo, morador de Palmeira dos Índios-AL, que segundo ele foi registrada no município de Iati, vem gerando uma série de comentários no facebook. É que o Jovem postou a foto de um senhor, identificado por Manoel Messias, em que aparece carregando uma garrafa de refrigerante, que supostamente estaria servindo como coletor de uma sonda urinaria.

Segundo o texto do Jovem Alagoano, ao sair de uma sessão na Câmara de Vereadores na tarde de ontem, dia 22, ele encontrou o cidadão Manoel Messias usando a garrafa pet como coletor. Ainda segundo a postagem de Wendell Paulo, o Cidadão alegava no momento que há três meses não realizava a troca da sonda nem tão pouco do coletor por falta dos mesmos no Hospital da Cidade. 

O Blog manteve contato com a secretária de Saúde de Iati, Ana Lúcia Almeida, que negou a informação e divulgou a seguinte nota, esclarecendo o assunto:

“PREFEITURA MUNICIPAL DE IATI
Secretaria de Saúde

= ESCLARECIMENTOS =

A Prefeitura Municipal de Iati, através da Secretaria de Saúde, comunica a população em geral que o senhor Manoel Messias vem recebendo o tratamento de saúde adequado por parte do Hospital Municipal de Iati. Semanalmente, sempre as sextas-feiras, o cidadão Manoel Messias é beneficiado com o serviço de troca da sonda e do coletor, bem como recebe fraldas geriátricas por parte do Governo de Iati.

Registramos que a imagem divulgada por um suposto fake (impostor) através do facebook, logo compartilhada por dezenas de internautas, e divulgada no Blog Agreste Mix, foi uma artimanha realizada por membros da Oposição ao Governo de Iati, que ofereceram uma pequena quantia em dinheiro ao cidadão Manoel Messias (conforme relato do próprio Cidadão) para que não comparecesse ao Hospital Municipal de Iati na última sexta-feira, dia 17, para trocar o material, e pudesse posar para foto usando uma garrafa de refrigerante como coletor de sua sonda.

A Prefeitura Municipal de Iati, através da Secretaria de Saúde, reafirma que dispõe do material (sonda e coletor), bem como outros tipos de materiais para procedimentos e medicamentos em seus estoques e que realiza a substituição do material não apenas referente ao senhor Manoel Messias, mas a todos os cidadãos Iatienses, que necessitarem do referido serviço.  

A Prefeitura Municipal de Iati, através da Secretaria de Saúde, registra também, que hoje, dia 23 de janeiro de 2014, o senhor Manoel Messias voltou ao Hospital Municipal de Iati e foi submetido à troca da sonda e do coletor normalmente, conduta corriqueira naquela Unidade de Saúde.

Iati-PE, 23 de janeiro de 2014.

ANA LÚCIA DE ALMEIDA PAES
               Secretária de Saúde de Iati”.