domingo, 14 de janeiro de 2018

Inscrição para concorrer a Bolsas pagas pelo Governo de Pernambuco começa dia 19


Alunos e ex-alunos de baixa renda de escolas estaduais de Pernambuco poderão se inscrever, de 19 a 24 de janeiro, para concorrer a mil bolsas do programa PE no Campus. O benefício será pago para os jovens que ingressarem em universidades públicas de ensino superior. O edital com os detalhes do processo seletivo será divulgado hoje, dia 12, pelo governo de Pernambuco.

As bolsas, no valor de R$ 950 por mês no primeiro ano e R$ 400 no segundo ano, vão ser pagas aos estudantes que obtiverem as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no ano passado. Ou para aqueles que se destacaram no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE). Haverá cem bolsas para aprovados no SSA e 900 para as maiores notas do Enem.

O objetivo é ajudar os alunos a custearem despesas do curso, moradia, alimentação e transporte. Os critérios para concorrer são os seguintes:haver estudado todo o ensino médio na rede pública estadual de Pernambuco e ter concluído há no máximo cinco anos; ser atendido no Programa Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50km da universidade que vai estudar

As inscrições serão feitas no site da Secretaria de Educação de Pernambuco (www.educacao.pe.gov.br). Haverá três etapas de seleção do PE no Campus. Na primeira, de caráter eliminatório, será feita a análise dos dados e documentos exigidos no momento da inscrição eletrônica.

A segunda fase vai classificar os mil estudantes selecionados de acordo com as notas obtidas no Enem e no SSA. Para a terceira etapa, junto com o formulário de inscrição online, o interessado também deverá anexar ao sistema de inscrição a versão digitalizada dos seguintes documentos: CPF e RG do estudante e comprovante individual da nota obtida pelo estudante no Enem e no SSA. Também será necessário preencher as informações sobre renda e número de cadastro no Programa Bolsa Família, se houver.

No dia 29 de janeiro, os inscritos saberão se terão direito a bolsas. É justamente nesta data que começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). A plataforma reúne mais de 130 mil vagas em universidades públicas do País. Para concorrer basta ter feito o Enem e não zerar a redação. De Pernambuco participam a UFPE, UFRPE, UPE, Univasf, IFPE e IF do Sertão. (Com informações do Blog do Fera. CONFIRA