quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Piso dos Professores sobe acima da Inflação e pressiona Prefeituras


Piso dos professores sobe acima da inflação e pressiona Prefeituras. Com esse título, o jornal Gazeta do Povo divulgou, nesta quarta-feira, dia 10, texto sobre o reajuste da categoria com entrevista do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. A matéria destaca: “não é por falta de vontade. Brasil afora, prefeitos alegam que deixam de pagar o piso salarial para os professores porque os valores não cabem nas finanças municipais”.

Segundo o texto, a reclamação dos gestores locais, inclusive do Paraná, também incluiu a falta de suporte do governo federal, que tem a obrigação legal de repassar recursos adicionais para as administrações que não conseguem pagar o mínimo. Além do fato de o piso aumentar, ano a ano, bem acima da inflação. Na entrevista ao jornal, Ziulkoski destacou que o piso é necessário, mas que as Prefeituras não conseguem bancar a atual fórmula de reajuste, baseada no custo anual por aluno. Ele argumenta que o piso, desde 2009, aumentou 157% enquanto que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), principal fonte de salários para as prefeituras, subiu apenas 95% no mesmo período.

A CNM defende que seja logo aprovado o projeto de lei, que tramita no Congresso, fixando o índice de inflação do ano como indicador para o reajuste do piso do Magistério. Segundo Ziulkoski, o problema é que se trata de uma medida impopular, rejeitada por muitos congressistas que não querem “comprar briga” com os professores. “Nenhum prefeito é contra valorização dos professores. Mas como gestores públicos, queremos mostrar que não estamos recebendo recursos na mesma proporção”, relata Paulo Ziulkoski.

O Ministério da Educação (MEC) foi procurado pela reportagem, mas a assessoria de imprensa informou que, como não elabora a política do piso, não iria se pronunciar. “O papel do MEC é fazer o cálculo baseado na lei e divulgar”, disse o comunicado, reforçando que a educação básica é constitucionalmente de gestão dos Estados e dos Municípios. (Com informações do Gazeta do Povo)