terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Saúde ouve população para ajustes no serviço de Tratamento Fora de Domicílio

 

Nessa segunda-feira, dia 22, a secretária de Saúde de Garanhuns, Nilva Mendes, e o secretário-executivo da pasta, Harley Davidson, estiveram reunidos nas instalações do serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), no Centro Administrativo I. Na ocasião, os servidores tiveram um diálogo com usuários dos transportes, que fazem acompanhamento médico fora do Município. A ideia é ajustar a logística de funcionamento diário dos veículos.

Entre os assuntos da discussão estiveram os horários de saída dos pacientes, os tipos e especialidades de consultas ou tratamentos e os registros de cancelamentos de viagens. Na oportunidade, a população pôde dar retornos à equipe gestora da pasta de como funciona a viagem e o que pode ser melhorado, que ouviu as sugestões e esclareceu dúvidas recorrentes.

De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Mendes, o momento teve saldo positivo, pois serviu para alinhar o atendimento e reorganizar as demandas internas para que o atendimento ao público melhore a cada dia. “Nossa preocupação é com o povo, com as pessoas que nos visitam diariamente e que têm suas necessidades expostas para nós. Precisamos nos colocar no lugar deles para humanizar ainda mais nosso trabalho”, enfatizou a titular da Pasta.


Atualmente, o Tratamento Fora de Domicílio funciona, em Garanhuns, com um ônibus, dois micro-ônibus, duas ambulâncias e uma van. As viagens diárias variam de acordo com o número de pacientes e a demanda do destino, seja ele Caruaru, no Agreste, ou no Recife, capital do Estado. Com essa reunião, a Secretaria de Saúde espera dinamizar o serviço e combater possíveis irregularidades no que se refere aos pacientes que agendam viagens e não vão para o destino previsto, prejudicando os demais usuários. (Com informações de Cloves Teodorico e imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG)