sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Saúde reforça ações de Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue em Garanhuns

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nacional de Combate à Dengue em Garanhuns (PNCD-GUS), realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação Predial do Aedes aegypti (LIRAa). Os números, seguem uma tendência de crescimento durante esta época do ano, com o aumento da temperatura e a possibilidade de acúmulo de águas decorrentes das chuvas de verão. O índice está ligado à quantidade de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, encontradas em pesquisa amostral.

Apesar dos bons resultados obtidos em pesquisas anteriores, algumas localidades apresentaram um índice de infestação expressivo com o crescimento de focos do mosquito; entre eles estão a Vila do Quartel, com 20,6% e a Cohab 3, com 17,7%.

O aumento está associado a diversos fatores, como o armazenamento irregular de água nas casas e a ação química do larvicida utilizado, que acontece de forma gradativa. “Esse produto faz com que as larvas não se desenvolvam até à fase alada do mosquito, levando aproximadamente 20 dias até que sejam eliminadas. Em alguns casos, as amostras para o levantamento são colhidas durante esse período”, afirmou o coordenador do PNCD-GUS, Anilson Leite.

Até o momento, foram notificados dois casos de dengue e um de febre chikungunya em Garanhuns, porém, nenhum destes foi confirmado. Se algum caso destas viroses for confirmado, ações de bloqueio serão utilizadas, com o uso dos equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) costais — bombas costais motorizadas que servem para a aplicação de substâncias inseticidas. (Com informações de Aquilles Soares e imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG)