quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Angelim desative Lixão

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Angelim adotar uma série de medidas com o objetivo de desativar o lixão a céu aberto da Cidade e providenciar destinação adequada aos resíduos sólidos. As medidas têm por finalidade assegurar que o poder público cumpra as determinações das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, que é uma das prioridades da atuação do MPPE na área ambiental.

De acordo com a promotora de Justiça Larissa Albuquerque, o lixão de Angelim encontra-se em situação inaceitável, com descarte de resíduos a céu aberto em área urbana, acesso de catadores e condições insalubres. O não cumprimento da legislação ambiental, bem como a falta de gerenciamento adequado dos resíduos urbanos, provocam poluição e risco ao meio ambiente, ocasionando o surgimento de transmissores de doenças infecto-contagiosas”, alertou a promotora.

Segundo a recomendação, publicada no Diário Oficial dessa terça-feira, dia 4, a Prefeitura de Angelim deverá providenciar, no prazo de 90 dias, a total desativação do lixão. O MPPE também recomendou que o poder público elabore um projeto de destinação de resíduos para aterros sanitários legalizados; que promova a implantação de um plano municipal de coleta seletiva de lixo e educação ambiental, direcionados a toda a população de Angelim.