domingo, 30 de dezembro de 2018

Bolsonaro diz que Liberará Posse de Arma de Fogo por Decreto


O Presidente Eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, nesse sábado, dia 29, que irá implementar a flexibilização da posse de arma por Decreto. A declaração foi dada em sua conta pessoal no Twitter. 

Atualmente, a posse de arma (ter a arma guardada em casa ou local de trabalho) é liberada apenas para pessoas que comprovem a necessidade profissional ou ameaça à integridade física. Bolsonaro quer garantir a posse de arma de fogo para pessoas que não tenham antecedentes criminais e tornar seu registro definitivo.

Durante sua campanha eleitoral, o Presidente prometeu revogar o Estatuto do Desarmamento, o que exigiria aprovação do Congresso, diferentemente do Decreto, que depende apenas de ação do Executivo. Bolsonaro não deu mais detalhes sobre qual será a diferença desta mudança para a atual Legislação, que já permite a posse de armas de fogo. Sobre o registro, há dois anos, o presidente Michel Temer editou um Decreto (Nº 8.935) que mudou de três para cinco anos o período de renovação.

O ESTATUTO - O Estatuto do Desarmamento prevê dois crimes diferentes para a posse irregular e o porte ilegal de arma de fogo. Previsto no artigo 12, a posse irregular tem pena de um a três anos de prisão e multa. Já o crime de porte ilegal está previsto no artigo 14 e tem pena maior: dois a quatro anos de prisão e multa. (Com informações e imagem do JC Online. CONFIRA)