terça-feira, 25 de dezembro de 2018

GARANHUNS: Prefeitura finaliza Curso para Guardas Municipais


Após dois meses de atividades, foi encerrado no último dia 21, o curso de formação de Guardas Municipais, aqui em Garanhuns. Um grupo de 85 alunos participou de todo processo de treinamento, que é uma das etapas obrigatórias para atuação como Guarda no Município. Agora aspirantes a Função, eles ainda serão submetidos a uma prova final, que será aplicada no próximo dia 3 de janeiro.

Os alunos foram divididos em duas turmas, e participaram de aulas teóricas e práticas, nos períodos da manhã e tarde, totalizando 476 horas de atividades. Nove professores estiveram responsáveis pelos conteúdos abordados, entre as atividades: aulas de defesa pessoal; condicionamento físico; técnicas de abordagem; treinamento com teaser (arma de choque não letal); situações de risco e blitz. Também houveram palestras com autoridades de trânsito e profissionais da área de Saúde e da Secretaria da Mulher de Garanhuns. A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer também apoiou a iniciativa.

“A grade curricular foi uma das mais completas, além disso, todos os professores elogiaram o trabalho da guarda municipal em Garanhuns, que é tida como referência para todo o Estado”, explica a coordenadora do curso, Jessyca Nunes.


A ementa do Curso seguiu as políticas estabelecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O Intuito é de que os futuros profissionais possam garantir a segurança patrimonial e da população no município por meio do policiamento ostensivo, como explica o presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Elielson Pereira. 

“O curso é fundamental, pois nele todos os alunos são preparados de acordo com o que é preconizado pela Senasp, observando também a nossa Legislação Municipal. Durante esses dois meses todos puderam conhecer as particularidades de Garanhuns para poder assim, prestar o melhor serviço em prol da população”, afirmou Nunes. A formatura da turma está prevista para o próximo dia 23 de janeiro, no auditório da Aesga. (Com informações e imagens de Aquilles Soares/SECOM/PMG)