sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

DE OBRIGAÇÃO, PARA EXCEÇÃO: Prefeituras do Agreste deixam de Pagar 13º Salário aos seus Servidores


O quadro de dificuldades financeiras, aliado a más gestões fiscais, afetou o pagamento do 13º salário dos Servidores Municipais de vários municípios do Agreste Meridional. Informações vindas de várias cidades do Agreste apontam que os Prefeitos deixaram de quitar o pagamento e, muitos, não tem sequer previsão de quando irão cumprir com as obrigações junto aos Servidores Inativos, Ativos e Pensionistas.


Além de não pagar o direito do trabalhador, previsto em Lei Federal, orientados por assessores jurídicos e contábeis, alguns Prefeitos decidiram demitir funcionários para não ter que honrar com o décimo-terceiro. A lista de Municípios inadimplentes é grande e o ato de pagar, que deveria ser regra, virou exceção, o que deve chamar a atenção de órgãos de fiscalização, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado. 

Aqui no Agreste Meridional, informações dão conta que os municípios de Lagoa do Ouro, Caetés e de Capoeiras estão cumprindo com as obrigações junto aos seus Servidores. O Prefeito Marquidoves Vieira Marques (PSB), de Lagoa do Ouro, efetuou o pagamento ainda no dia 12 de dezembro e Armando Duarte (PTB), de Caetés, quitou o décimo no último dia 14. Já a Prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB), anunciou para hoje, dia 28, a quitação da folha de dezembro e do 13º, o que injetará um montante de cerca de R$ 2 milhões de reais no comércio local.

Aqui em Garanhuns, a Prefeitura realizou o pagamento do 13º salário, em seu valor integral, no último dia 10, e desde a última quarta-feira, dia 26, vem cumprindo o calendário de pagamento dos salários de dezembro. “Desde que assumi a Prefeitura de Garanhuns venho honrando com meu compromisso e respeito aos Servidores Públicos Municipais efetuando os pagamentos dentro dos meses trabalhados”, pontuou o Prefeito Izaías Régis (PTB). Com o pagamento do 13º salário e da folha de dezembro, o Governo Municipal de Garanhuns injetou na economia local cerca de R$ 17 milhões de reais.

Clique em Player e confira a posição do Prefeito Izaías Régis quanto aos pagamentos realizados pelo Governo de Garanhuns: