sábado, 9 de fevereiro de 2019

IATI: Tribunal rejeita Contas do Padre Jorge e faz Recomendações ao Prefeito Tonho de Lula

 

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), por meio da conselheira Teresa Duere, expediu parecer prévio à Câmara Municipal de Iati recomendando a rejeição das contas de Governo daquele Município relativas ao ano de 2016, último ano da gestão de Jorge de Melo Elias, o Padre Jorge. O voto foi aprovado por unanimidade na sessão da última terça-feira, dia 6.

Entre as principais irregularidades apontadas nos votos estão o déficit de execução orçamentaria; o descumprimento do limite para a despesa total com pessoal; o baixo percentual de arrecadação da Receita Tributária Própria e o não recolhimento de contribuições previdenciárias.

No voto, a Conselheira também realizou uma série de determinações ao atual Prefeito de Iati, Tonho de Lula (PSB), com destaque para que providencie a elaboração de programação financeira e do cronograma de execução mensal de desembolso e que observem o cumprimento integral dos repasses das obrigações previdenciárias. Também foi destacado no relatório assinado pela conselheira Teresa Duere, que a Prefeitura de Iati deve disponibilizar efetivamente e com integridade as informações devidas e exigidas pela legislação, quanto ao nível de transparência pública.

PREVIDÊNCIA MUNICIPAL - Recentemente, o assunto ‘obrigações previdenciárias’ foi destaque em Iati. É que o Presidente da Câmara de Vereadores daquele Município, o vereador Renato Almeida (PPS), que é oposição ao Prefeito Tonho de Lula (PSB), denunciou que a Prefeitura teria, segundo Ele , deixado de repassar, entre os anos de 2017 e 2018, mais de R$ 1,3 milhão de reais ao Instituto de Previdência (IPREVI). O Parlamentar deve levar a denúncia ao TCE. Até o momento o Prefeito Tonho de Lula não se pronunciou a respeito das denúncias de Almeida (saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI).  (Com informações do Site Oficial do TCE-PE. CONFIRA)