quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

POLÊMICA EM GARANHUNS: Gravação com o Vereador Tonho de Belo viraliza no WhatsApp e Vereadora garante levar Assunto a Justiça

 

Polêmica em Garanhuns! Um áudio que circula no aplicativo de mensagens WhatsApp vem mexendo com o meio político local. É que no material, o vereador Tonho de Belo do Cal (PSDB) faz menções depreciativas contra alguns dos seus colegas de Câmara, sobretudo a Vereadora Carla Patrícia (PTB), a popular Carla de Zé de Vilaço.

Em determinados trechos da conversa, gravada sem a autorização de Tonho, e que também sinaliza a presença do vereador Professor Márcio, Belo do Cal censura posturas dos vereadores Alcindo Correia (PCdoB); Daniel da Silva (PSC) e atinge diretamente a ex-presidente da Câmara, a vereadora Carla de Zé de Vilaço.

Em resposta aos comentários do Vereador, levados ao conhecimento público pela viralização do áudio no aplicativo, a Vereadora Carla Albuquerque emitiu uma Nota de Repúdio, em que registra de Tonho de Belo ocupa “indignamente” a nobre função de Vereador, haja vista ter, no áudio “me acusando de forma direta de adultério e prostituição”, chamou a atenção a Vereadora.

Ainda no texto, Carla, que presidiu a Câmara nos anos de 2016 e 2017, se mostra “surpresa e chocada” com “as graves acusações machistas e que não são compatíveis com nenhum ser humano respeitável e muito menos com o ocupante de um cargo de representação popular, caracterizando, além do seu mau caratismo pessoal, a evidente quebra de decoro Parlamentar”, publicou. De acordo com a Vereadora, Ela estará acionando judicialmente o Vereador Tonho de Belo para que “possa responder criminalmente pelos atos de injúria e difamação contra a minha pessoa”, afirmou Carla, que é filha do ex-vereador Zé de Vilaço. Clique AQUI e confira a Nota da Vereadora Carla Albuquerque na Integra.

O vereador Tonho de Belo ainda não se pronunciou em relação ao áudio, bem como quanto a posição de Carla Patrícia na Nota de Repúdio distribuída a Imprensa. Os Vereadores Alcindo Correia (PCdoB) e Daniel da Silva (PSC), também não comentaram o assunto. A Câmara de Vereadores de Garanhuns, através da sua Comissão de Ética   ainda não se pronunciou oficialmente sobre a Polêmica.

SECRETARIA DA MULHER SAI EM DEFESA DE CARLA - A Secretaria Municipal da Mulher também se posicionou sobre o assunto e repudiou às declarações do vereador Tonho de Belo.

“É inadmissível tal comportamento principalmente por parte de alguém que exerce um cargo público, eleito pelo povo e como tal deveria se comportar de forma condizente. Vivemos em uma sociedade ainda extremamente machista e violenta com as mulheres e a atitude do Vereador somente mostra como todos devemos enfrentar de forma veemente este tipo de agressão e garantir que toda mulher seja respeitada em seu ambiente de trabalho e possa exercer sua cidadania sem ataques de natureza tão vil e indigna. Diante de um episódio tão lamentável e vergonhoso esperamos que tal comportamento seja punido com o rigor que merece”, registrou a Secretaria da Mulher, em nota distribuída a Imprensa.





NOTA DE REPÚDIO

Sras e Srs. Homens e mulheres:

Venho à público, representando não apenas as mulheres do parlamento de Garanhuns, que através do voto popular representam nesta Câmara Municipal tantas outras mulheres e homens de Garanhuns, mas à todos em todos os recantos que sofrem danos contra a honra, apresentar a minha indignação pela forma desrespeitosa, pejorativa e covarde, atributos que cabem à pessoa do Sr. Tonho de Belo do Cal, que indignamente ocupa a nobre função de vereador nesta casa legislativa, em razão das suas declarações concedidas em lugar e tempo incerto, mas que, a partir de gravação e ampla divulgação nas redes sociais que a tornaram pública, levianamente ‘destila veneno’ envolvendo o nome de diversos outros colegas de plenário e também o meu nome, na vã tentativa de enlamear minha vida pública e privada,  me acusando de forma direta de adultério e prostituição.

Recebi com surpresa e chocada, igualmente à meus amigos e principalmente a minha família: meus pais, marido e meus dois filhos, as graves acusações machistas e que não são compatíveis com nenhum ser humano respeitável e muito menos com o ocupante de um cargo de representação popular, caracterizando, além do seu mau caratismo pessoal, a evidente quebra de decoro parlamentar.

Estou, pelos motivos aqui narrados, acionando a Justiça através dos caminhos legais para que o Sr. Tonho de Belo do Cal possa responder criminalmente pelos atos de injúria e difamação contra a minha pessoa.

Em um país dividido, cuja violência cresce vertiginosamente, qualquer tipo de abuso e preconceito deve ser combatido. Uma agressão desse porte a um ser humano e a uma mulher, caracteriza-se como agressão às demais mulheres que ocupam ou não cargos de relevância na sociedade, sendo em qualquer um dos casos inadmissível e inconcebível.

Creio na justiça da terra e mais ainda na Justiça Divina, que os maus pagarão por seus atos e às más línguas por suas ofensas.

Carla Patrícia 
Vereadora/ Garanhuns