sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ministério Público recomenda Interdição do Matadouro Público de Iati


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Prefeito de Iati, Tonho de Lula (PSB), que desative, em caráter emergencial, o matadouro público daquele Município, a fim de conter o risco iminente para a saúde e a vida das pessoas. Além disso, deve ser feito convênio com outros Municípios, ou abatedouros privados, para garantir o abate de animais até a regularização do Matadouro Público.

De acordo com relatório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), foram encontradas irregularidades no Matadouro. Todos os proprietários de animais, comerciantes e a população em geral precisam ser notificados dos motivos da interdição. “Diante do que foi averiguado, o matadouro público de Iati não possui a mínima condição de funcionar, e que a omissão em tomar medidas emergenciais pode comprometer, ainda mais, a saúde e a vida das pessoas”, afirmou o promotor de Justiça Daniel José Dias, na publicação.

A Administração Municipal e a Vigilância Sanitária devem encaminhar, em até 10 dias úteis, um relatório circunstanciado acerca de todas as providências adotadas para fins de regularizar o local. Além disso, devem realizar fiscalização contínua e eficaz para prevenir e reprimir a comercialização de carnes sem a observância das normas sanitárias. O MPPE recomendou ainda ao gerente da Adagro que fiscalize, com observância do princípio da legalidade, a comercialização e transporte de todos os produtos de origem animal.


INVESTIMENTOS NA SAÚDE – E enquanto as condições de abate de animais não são boas, o Governo Municipal de Iati segue adquirindo equipamentos para o Hospital Municipal.

De acordo com informações repassadas pelo radialista Audenor Costa, “o bloco cirúrgico do Hospital já está totalmente equipado com aparelhos modernos e nas próximas semanas começarão a ser realizadas diversas cirurgias no Hospital Nossa Senhora da Conceição”, pontuou o Profissional de Imprensa. Ainda segundo Costa, atualmente, a Unidade Hospitalar de Iati conta com Médicos em todos os plantões e os serviços de exame especializados de Endoscopia Digestiva e de Ultrassom seguem sendo ofertados a população daquele Município. (Com informações do MPPE e da Web Rádio Interação)