quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

AMIGOS DA LEI: Câmara Técnica realiza Ação no Indiano para Coibir comercialização de Bebidas Alcoólicas, Cola de Sapateiro e Thinner junto a Crianças e Adolescentes

 

Formada a partir de uma convocação do Ministério Público de Pernambuco, a Câmara Técnica, que visa coibir o consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas por crianças, adolescentes e jovens em Garanhuns, realizou na manhã de hoje, dia 13, uma ação de conscientização junto aos comerciantes da comunidade do Indiano.

A ação visa levar informações a cerca da proibição, prevista em Lei, quanto a comercialização de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas, como cola de sapateiro e thinner, junto a crianças e adolescentes de Garanhuns. Ações semelhantes já foram realizadas na Cohab 2 e seus loteamentos e na comunidade do Indiano. As vilas do Quartel e Lacerdópolis serão as próximas localidades visitadas pela Câmara Técnica.




Uma campanha, denominada de Amigos da Lei, foi desenvolvida e tem como público alvo os comerciantes de Garanhuns. São anúncios nas Rádios e nas mídias sociais, bem como através de carro de som e com a abordagem direta ao comerciante, com afixação de cartazes e distribuição de panfletos a cerca da Campanha nos estabelecimentos comerciais. A meta do trabalho é conscientizar. Já as ações de repressão serão desenvolvidas num segundo momento pelas Polícias Civil e Militar, com o apoio de outros Órgãos.

A Câmara Técnica foi formada por meio do Termo de Compromisso nº 01/2017. O grupo é composto por membros do Ministério Público, Polícia Militar; Polícia Civil; Conselho Tutelar; Guarda Municipal; Liberdade Assistida e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMPOD), bem como pelo Governo Municipal de Garanhuns, através das secretarias de Juventude, Esportes e Lazer; Assistência Social e Direitos Humanos e Saúde, por meio do CAPS AD. 

CRIME PREVISTO EM LEI - De acordo com a Lei Federal nº 8.069/90, vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, como cola de sapateiro e thinner, pode resultar em pena de detenção de dois a quatro anos, além de multa, se o fato não constitui crime mais grave.

Denúncias quanto a estabelecimentos comerciais que infringem a Lei podem ser feitas direto ao Ministério Público de Pernambuco, através da Ouvidoria clicando AQUI, ou junto a Polícia Militar (190); Polícia Civil (3762-8206); Conselho Tutelar (3761-6319 e 98137-2394) ou pelo Disque 100.