sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

PERNAMBUCO: Governo do Estado corrige informação e IPVA terá redução média de 3%

 

O Governo de Pernambuco informou, através de nota, que o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá uma redução média de 3% em 2018, em relação a 2017. Na edição de ontem o JC e o Blog do Carlos Eugênio informaram, equivocadamente, que o IPVA sofreria um reajuste de 8% no ano que vem.

A pequena redução no imposto acontece por conta da queda no valor venal dos veículos, utilizado como base do cálculo do IPVA. A nota cita como fonte dados da Fundação Instituto de Pesquisas Aplicáveis (Fipe), afirmando que o valor venal dos veículos caiu em média 3% em 2017, na comparação com o ano anterior, o que provocou a redução no valor do imposto para o contribuinte. A alíquota do IPVA, no entanto, não sofreu alteração e permanece a mesma, em 3,5% do preço do carro indicado na tabela Fipe. Chegando a 4%, no caso de veículos com motor de potência acima de 180 cavalos.

As datas limite para pagamento do IPVA 2018 começam em 08 de fevereiro (veja tabela) e os contribuintes que fizerem o pagamento do IPVA em cota única terão um desconto de 7% no valor do imposto. Os proprietários também podem optar pelo parcelamento em até três vezes. Segundo o governo, os boletos de pagamento do IPVA estarão disponíveis no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) a partir do dia 2 de janeiro de 2018.

TAXAS - Além do IPVA, o licenciamento de veículos é formado pelo DPVAT, também conhecido por seguro obrigatório, e a taxa de bombeiros, que é estadual. Na próxima terça-feira (19), a Líder Seguradora, que administra o seguro DPVAT no País, deve anunciar a variação no valor do seguro para o licenciamento 2018. Em 2017, o DPVAT teve redução de 37% para todos os veículos, enquanto a taxa de bombeiros subiu 6,98%. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)