sábado, 16 de dezembro de 2017

PM lembra ato de Heroísmo do Cabo Cobrinha durante a Hecatombe

 

O Comando do 9º BPM promoveu na manhã dessa sexta-feira, dia 15, uma solenidade militar para lembrar o Centenário da Hecatombe de Garanhuns. Na ocasião, foram entregues as Medalhas Cabo Cobrinha, oferecida pela Câmara dos Vereadores de Garanhuns, aos policiais militares que se destacaram nas ações de segurança pública no Município.

Parceiros e colaboradores, de modo direto ou indireto, que contribuem com a segurança pública, receberam  o Certificado de Amigo do Batalhão, um reconhecimento do Comando do 9º  BPM  às ações que merecem devido destaque social.

Mas o ápice do evento foi o descerramento do busto do Cabo Cobrinha, o comandante da Guarda da Cadeia de Garanhuns, que resistiu bravamente, até sua morte e de seus subordinados, na defesa da vida de civis que estavam sob sua guarda ao serem atacados por aproximadamente 100 homens armados. O busto é uma obra da artista plástica e tenente Coronel da Reserva Remunerada da PMPE, Telmira Cavalcanti Branco Sá, eternizando nesse monumento esta saga heroica. “Este é um memorial, que falará aos futuros policiais militares, os valores, a coragem e o compromisso dos policiais do passado, mortos na Hecatombe”, pontuou o Tenente Coronel PM Paulo Cesar Gonçalves Cavalcante, que comanda o Batalhão Arruda Câmara.


HECATOMBE GARANHUNS - No dia 15 de janeiro de 1917, uma briga política desencadeou uma chacina que ficou conhecida como Hecatombe. O episódio ficou marcado por uma série de assassinatos de comerciantes e políticos, devido ao resultado da eleição municipal. As mortes foram uma vingança pelo assassinato do então prefeito eleito, Júlio Brasileiro, pelo opositor político Sales Vilanova. As vítimas da Hecatombe foram mortas dentro da Cadeia Pública de Garanhuns, para onde tinham ido procurando proteção. Mais de 15 pessoas foram mortas no episódio.