sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

AMSTT testa Semáforo Autossuficiente e anuncia Melhorias no fluxo de Trânsito da Avenida Dantas Barreto


A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) executa um projeto que visa melhorar a fluidez do trânsito do principal trecho da avenida Dantas Barreto, área central da Cidade. Entre as medidas adotadas estão o reposicionamento de um semáforo e a implantação de uma faixa de pedestres no mesmo local, além da modificação do local das paradas de ônibus.

As mudanças compreendem à altura do estacionamento do Pérola Magazine. O semáforo, que antes estava localizado em frente ao antigo Fórum, passará a funcionar alguns metros antes; e a parada de ônibus de diversas linhas, localizada em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passa a ficar na esquina seguinte, dando espaço para a criação de novas vagas de estacionamento rotativo no local.

De acordo com o presidente da AMSTT, a ação terá reflexos diretos no fluxo de veículos. “Por ser uma área estratégica e bastante movimentada, pois é um dos acessos mais usados para chegar ao Centro da cidade, iremos melhorar a circulação dos veículos no trecho, além de ter cuidado com, acima de tudo, a segurança do pedestre”, enfatiza Elielson Pereira.

SEMÁFORO AUTOSSUFICIENTE É TESTADO – E a AMSTT iniciou a fase de testes de um semáforo autossuficiente, que funciona à base de energia solar — a radiação converte o calor em energia elétrica. A ideia da Autarquia é avaliar se o modelo de equipamento é viável para ser implantado em Garanhuns. Atualmente, grandes cidades e localidades em desenvolvimento do Brasil e do Mundo já utilizam a tecnologia sustentável.

O semáforo monitorado está no cruzamento entre as avenidas Rui Barbosa e Getúlio Vargas, no bairro Heliópolis. De acordo com a AMSTT, as placas fotovoltaicas promovem economia na manutenção dos equipamentos e proporcionam maior durabilidade, chegando a ter vida útil de 25 anos, e sua bateria de até 15 anos. (Com informações e imagens de Cloves Teodorico/SECOM/PMG)