terça-feira, 19 de dezembro de 2017

GARANHUNS DE LUTO: Morre a Professora e Escritora Luzinette Laporte

 
Aos 91 anos, a professora e escritora, Luzinette Laporte de Carvalho, motivo de orgulho para Garanhuns e uma dos principais nomes da Literatura de Garanhuns, faleceu na noite de ontem, dia 18, por volta das 22h, no Hospital Monte Sinai, aqui em Garanhuns. Ele estava completando 91 anos, justamente na data do seu falecimento.

Nascida na cidade de Catende, Luzinette se mudou ainda muito jovem para Garanhuns, onde fez o curso ginasial e o pedagógico no Colégio Santa Sofia e o científico no Colégio Diocesano. A decisão de dedicar sua vida à educação e, posteriormente, também à literatura, fez a futura escritora mergulhar no mundo do conhecimento, realizando, entre outros cursos, os de Administração Escolar, Francês, Português, Sociologia e Supervisão Rural.

Sua densa e ampla bagagem cultural possibilitou que exercesse relevantes cargos públicos, como os de secretária de Educação de Garanhuns e diretora do Departamento Regional de Educação (Dere), e se tornasse colaboradora de importantes publicações de Pernambuco e da região Sudeste. Mas foi como escritora que mais se projetou, devido a livros como ‘Um amor de mulher’ (publicado pela Editora Vozes, de Petrópolis), ‘A menina que falava com as coisas’ (editado cinco vezes pela Vozes e relançado pela Cepe Editora) e ‘O homem com girassóis no olhar’ ( título premiado pela Academia Pernambucana de Letras). Ela tem assento na Academia de Letras de Garanhuns.

Bastante homenageada, sobretudo pelo SESC/Garanhuns, ela nomeou a II Bienal Internacional do Livro do Agreste Meridional, em 2014; recebeu os “louros” da edição de 2013 do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e teve sua contribuição à cultura pernambucana exaltada na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), tendo sido sempre alvo de distinções em várias partes do Estado.

O corpo da professora e escritora, Luzinette Laporte de Carvalho está sendo velado no Mosteiro de São Bento, localizado nas imediações do Colégio Diocesano de Garanhuns. O Prefeito Izaías Régis emitiu uma Nota de Pesar e decretou luto oficial de três dias no Município.