quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

DE OLHO EM 2018: Oposição se Une contra Paulo Câmara


Mirando em 2018, sete partidos de oposição – Podemos, DEM, PSDB, PTB, PRB, PV e PRTB – se empenharam para mostrar que estarão em um único palanque contra a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) durante o lançamento do “Pernambuco quer mudar”.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), chegaram a anunciar que jogarão neste time independente da posição. “Não há nada que possa nos dividir”, garantiu o senador Armando Monteiro Neto (PTB). Oficialmente, o PMDB não está na liga, por causa da disputa pelo diretório estadual que FBC trava com Raul Henry, vice-governador do Estado. Fora do palco, a especulação é sobre quem seria o candidato desse grupo ao Governo. Fernando, Armando, Mendonça e o ex-ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB) são apontados como opções. Até Elias Gomes (PSDB) se colocou na disputa. Nos bastidores, a avaliação é que todos os partidos podem ter representante.

No cálculo, várias candidaturas podem enfraquecer Paulo Câmara e garantir o segundo turno. Mas o martelo só será batido em abril do ano que vem. Anunciado como o primeiro diagnóstico sobre o Estado que subsidiará a elaboração do programa de Governo, o evento teve um forte tom eleitoral. “Não tenho dúvidas de que vamos ganhar a eleição do ano que vem”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido). “Dessa mesa vamos eleger o futuro governador de Pernambuco em 2018”, prometeu João Lyra (PSDB).

No manifesto divulgado durante o encontro, o grupo atribuiu problemas como o desemprego e obras paradas ao governador. O texto diz que Pernambuco se destacou na economia do Nordeste nos governos de Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho, Eduardo Campos e João Lyra Neto. Depois, “só retrocesso”. O texto também critica o aumento da violência no Estado, lembrando que 2017 já acumula quase 5 mil homicídios. “Números de guerra. A violência em Pernambuco é uma emergência social”, descreve.

O próximo encontro do grupo será em Petrolina, dia 27 de janeiro. Na segunda quinzena de fevereiro, o ponto de encontro deve ser Caruaru. “O formato é similar, incorporando nesses encontros temas regionais. Por exemplo, uma obra que está parada na região ou um surto maior de violência, nós vamos dar ênfase”, explicou Armando. “Hoje, fizemos um debate sobre alguns temas, como a perda de competitividade de Pernambuco. Vamos ter outros espaços para discutir temas como saúde e segurança pública com mais profundidade”, listou Mendonça.

A POSIÇÃO DE PAULO - O governador Paulo Câmara (PSB) reagiu ontem ao manifesto apresentado pela oposição. Para o socialista, o grupo está fazendo “politicagem” antes do tempo. “Não é momento de estar fazendo campanha política, não é momento de estar fazendo politicagem. Eu acho que não é momento da gente buscar, diante de tantas dificuldades, oportunismo político para questões que são tão sérias”, afirmou, após solenidade na Alepe. (Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)