sexta-feira, 22 de março de 2019

EDUCAÇÃO: Levantamento do Movimento Todos pela Educação aponta Evolução de Educação em Lagoa do Ouro

 

Alunos de 54% dos municípios pernambucanos (99 cidades) concluíram o ensino fundamental, em 2017, sabendo menos de 10% do que deveriam ter aprendido em Matemática. É o que mostra levantamento realizado pelo Movimento Todos pela Educação com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação (MEC). Já na disciplina Português, o cenário é menos dramático. São 2,7% (cinco municípios) com aprendizado dos estudantes abaixo de 10%. Os índices se referem a discentes de escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas.

A situação mais crítica, em matemática, é de Chã de Alegria, na Zona da Mata. De cada cem adolescentes que terminaram o 9º ano, somente um absorveu o conteúdo da série (1,1%). O melhor resultado é de Panelas, no Agreste, com 71,2% dos alunos com aprendizado adequado. Em língua portuguesa, o resultado mais baixo foi de Manari, no Sertão, onde apenas 6,6% dos jovens assimilaram os assuntos que deveriam para a série. O índice mais alto é de Quixaba, na mesma região, com 68,9% de concluintes com aprendizado adequado.

O levantamento realizado pelo Movimento Todos pela Educação, a partir dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também mostra que o município de Lagoa do Ouro, aqui no Agreste Meridional, foi um dos que mais evoluíram em uma década (de 2007 para 2017), na disciplina de Português, quando saiu de 1,1%, em 2007, para 27,4% em 2017. (Com informações do JC Online. CONFIRA)