domingo, 10 de março de 2019

É HOJE: Programação Especial marca Celebração dos 208 anos de Criação de Garanhuns

 

Neste domingo, dia 10 de março, Garanhuns completará 208 anos de criação e o Governo Municipal formatou uma programação especial para marcar a Data, com eventos no Parque Euclides Dourado e no Palácio Celso Galvão, a sede da Prefeitura.

A programação teve inicio ontem, dia 9. O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns promoveu uma Sessão Magna em homenagem ao Dia de Garanhuns. O evento teve como palestrante o professor George Cabral, que atualmente preside o Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco. Uma exposição iconográfica com o tema “Garanhuns através do tempo”, estará sendo realizada até o próximo dia 16 de março, com horário de visitação das 9 às 17h. O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns fica localizado na Praça Dom Moura, nº 44, Centro, próximo ao antigo Fórum de Garanhuns.

Já nas primeiras horas de hoje, domingo, dia 10, uma queima de fogos anunciará a comemoração. Pontualmente às 8h, os pavilhões oficiais serão hasteados em frente ao Palácio Celso Galvão – sede do Poder Executivo Municipal. A cerimônia terá a participação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e da Banda do 71° BI Mtz. O Prefeito Izaías Régis (PTB) e outras autoridades municipais devem prestigiar o momento.

Após a cerimônia, acontecerá a largada da segunda edição da Corrida Dia de Garanhuns, promovida pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, em parceria com o Sesc Garanhuns; Unopar; Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA) e com as secretarias de Saúde; Turismo e Cultura e Comunicação Social, além do apoio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). O Evento deste ano contará com 500 atletas inscritos, que percorrerão um percurso de 4,3km e receberão medalhas de participação.

“O Chip e o Número de Peito dos atletas inscritos será entregue no dia da Corrida, das 6h30min as 7h30min. Também contaremos com diversos serviços gratuitos, como: aula de dança com o instrutor Pabinho; massagem; avaliação física; recreação e ações de saúde, além de hidratação”, complementa o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio. Ao final da Corrida, além da premiação dos vencedores, também será servido o bolo do aniversário de Garanhuns.

MOMENTOS DE FÉ E AGRADECIMENTO - O Dia de Garanhuns também contará com momentos de religiosidade. Às 10h30min, na Igreja Presbiteriana Central, localizada na avenida Santo Antônio, os moradores poderão participar do culto de agradecimento. À noite, às 19h30min, será a vez da Missa de Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio.

FORRÓ NO PARQUE - O Parque Euclides Dourado, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, irá receber uma tarde de muito forró. A partir das 15h, será realizada uma roda de sanfona com músicos de Garanhuns e Região. Também estará sendo realizada, no mesmo local, uma feira – promovida pela Feira do Parque – com vendas de artesanato, plantas e gastronomia, no domingo (10), das 10h às 19h.

HOMENAGENS NA CÂMARA DE VEREADORES E EM BRASÍLIA - A Câmara de Vereadores Garanhuns também irá realizar uma Sessão Solene do Dia de Garanhuns, com a participação do professor Cláudio Gonçalves, que ministrará a palestra “O Trem e o Desenvolvimento Econômico de Garanhuns”. O momento será realizado a partir das 19h da sexta-feira, dia 15.

Já pela primeira vez na história de Garanhuns será promovida uma sessão solene em homenagem a criação do Município na Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa é do deputado Federal Fernando Rodolfo (PR) e está prevista para a próxima segunda-feira, dia 11, no Plenário Ulisses Guimarães. (Com informações e imagens de Daniela Batista/SECOM/PMG)

Clique em player e confira o Percurso da Corrida Dia de Garanhuns: